[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Jaboticabal (SP) realiza, entre 20 de abril e 08 de maio, a 3ª Bienal de Arte e Cultura, que tem como tema central "Diálogos",com uma programação voltada para artes plásticas, música, teatro, literatura e dança.
A Bienal contará com a presença de artistas consagrados, além da participação de artistas locais e regionais.
Os objetivos principais dessa 3ª edição são uma maior atividade cultural e educativa dentro do calendário da cidade e também os diálogos entre todas a gerações de artistas que participarão da Bienal.
Além de artistas nacionais como Tomie Ohtake, Claudio Tozzi,Gilberto Salvador, Renina Katz, Takashi Fukushima, Paulo Vom Poser , Paulo Sayeg, Odetto Guersoni e internacionais como James Kudo, Arnaldo Bataglini, Aprigio, Breseghello, entre outros, também estarão presentes na Bienal os artistas locais como Romão, Alex dos Santos, Candida Guidon e Juliana Martins.
Artistas que são parte da história das artes na cidade como "Dona" Zeni Sbaile, Delson Pedroso e Silvio Campi também estarão presentes.
Representando a região de Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto também participarão do evento nomes como o de Odilla Mestriner, Ada Prieto, Silvia Velludo, Jorje Pereira de Melo, Kalá, Cristopher, Nana Malzoni, Euzania, Kena e Thiago Leal Ferreira.
Com exceção do show do cantor Zeca Baleiro e do encontro com o escritor Rubens Alves, a população terá acesso gratuito aos demais eventos, que acontecerão no Recinto de Exposições Cora Coralina, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21 h, e nos finais de semana, das 14h às 18 h, no Cine Teatro Municipal e também em palcos que serão montados nas praças públicas.
Tudo isso se deve aos patrocinadores que são a Secretaria de Educação,Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de Jaboticabal, a Fundação Cora Coralina, a Escola de Artes da cidade e também a SIEMENS que patrocina o transporte dos artistas internacionais que participarão da mostra.
O curador da 3ª Bienal de Arte e Cultura - "Diálogos", Siegbert Franklin, diz que "a escolha desse tema ou melhor seria título, para a terceira Bienal de Jaboticabal, surgiu como uma maneira de abrir vários pontos de observação e libertar a criação em uma ampla arena de tendências e estilos.Diálogo entre gerações e escolas", destaca.
Para ele a criação dentro da arte é sempre um diálogo, seja entre o criador e a obra, seja entre a obra e o público.
"Esse diálogo trata diretamente de educação e cultura, como indivíduos separados por um momento, para que desse encontro surja um maior entendimento, e profunda reflexão sobre a contemporaneidade sem regras em que vivemos hoje",diz.
É através de eventos como esse que a população passa a ser educada culturalmente e com isso se prepara, como diz o próprio curador "para mostras de maior porte".
A Bienal será aberta oficialmente, nesta terça-feira (20/04), no Recinto de Exposições Cora Coralina, popularmente conhecido como Varejão, a partir das 20h30.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI