Ageuniara

Associação ajuda pessoas carentes portadoras de câncer

Por: NATALIA MARIA CASAGRANDE

15/04/2004

A Associação dos Voluntários no Combate ao Câncer(AVCC) é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, com sedes distribuídas em cinqüenta e seis cidades, que oferece ajuda para as pessoas carentes portadoras de câncer.

Segundo a presidente da AVCC de Taquaritinga (SP), Aparecida de Lourdes Lazaretti Valentim, a associação doa medicamentos, refeições, transporte e tratamento psicológico.

Há equipes de voluntários que preparam café da manhã, almoço e lanche para as viagens até o hospital de Câncer de Barretos(SP), além de um grupo que realiza visitas aos pacientes.

A AVCC de Taquaritinga conta com oitenta voluntários divididos em nove equipes que prestam ajuda a 178 portadores, sendo que 95 são mulheres e 83 homens.

Entre os pacientes, o maior índice é o de câncer de mama, que atinge 33 mulheres, seguido pelo de próstata e o de colo do útero.

A verba para o funcionamento vem de contribuições, tanto em dinheiro como em alimentos, e eventos para levantar renda.

"As vezes passamos por problemas financeiros, mas graças a solidariedade do povo, que sempre atende aos nossos apelos, conseguimos contornar a situação. Qualquer tipo de ajuda é bem vinda", cita Aparecida.

A voluntária Leonilda Garcia, que faz parte da equipe de visitas aos pacientes, diz que ter mais de dezoito anos e muita solidariedade são os principais requisitos para se tornar um voluntário.

Ela presta ajuda há quatro anos e diz ter começado seu trabalho por ter um portador de câncer na família.

"Para mim é gratificante ajudar as pessoas que sofrem com essa doença. Procuro levar alegria e diminuir o sofrimento delas. Além do mais, sinto-me útil e cresço espiritualmente", declara Leonilda.

Uma vez por ano, a AVCC realiza uma campanha de doação de sangue em sua respectiva cidade, em prol do Hospital do Câncer, em que um ônibus gratuito desloca os doadores até Barretos. Este ano em Taquaritinga a data marcada é 13 de junho.

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/