[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Médico alerta para o perigo das doenças respiratórias

Por: FLAVIA REGINA HASILER

16/04/2004

O médico pneumologista Dr. José Enéas Conforti, de São Carlos (SP), afirma que no outono e inverno a baixa temperatura e a diminuição da umidade deixam o ar seco provocando uma série de doenças respiratórias.

Segundo ele o ar que respiramos está com baixa umidade, necessitando uma maior intervenção da mucosa para umidificá-la e como consequência ela se resseca, facilitando a penetração de bactérias e vírus.

Conforti explica que com a temperatura baixa as pessoas mantêm os ambientes fechados, sem ventilação, causando o aumento da poeira e bactérias no ar.

"As doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano são resfriados, gripes, sinusites e pneumonias. E os sintomas mais comuns são espirros, tosse, febre, dor de garganta e chiado no peito", observa.

Para tratar as doenças respiratórias o médico deve ser consultado. "Cabe ao médico distinguir entre esses sintomas e outros sinais, quais são perigosos e instituir um tratamento adequado", diz Conforti.

Ele revela que essas doenças atacam todas as pessoas, mas os idosos e as crianças tendem ter maiores complicações.

"Há como prevenir as doenças respiratórias, basta ter alguns cuidados como: uma boa ventilação nos ambientes, umidificação, evitar aglomerações, ter uma boa alimentação, hidratação e higiene corporal", aconselha o médico.

De acordo com ele,em São Carlos as doenças respiratórias tendem a ser freqüentes porque em um dia pode-se ter as quatro estações juntas, acrescenta-se a isso o fato de o ar ser frio e seco.

"São Carlos é a cidade do clima, daí é a capital das doenças respiratórias, perdendo apenas para as cidades mais poluídas",conclui Conforti.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/