Ageuniara

Novo Horizonte ganha Incubadora e Posto do SEBRAE

Por: ANA PAULA ROSA

01/04/2004

Novo Horizonte (SP) ganhou, em 18 de março, a incubadora de empresas Núcleo de Apoio à Vida Empresarial(NAVE) instalada no Centro de Desenvolvimento Econômico(CEDEC).

A cidade ganhou ainda um Postodo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas(SEBRAE) com o objetivo de contribuir com a criação e aprimoramento das micro e pequenas empresas, nos seus aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos e de recursos humanos.

Como parte de um projeto de descentralização dos escritórios regionais, localizados apenas nas grandes cidades, este Posto do SEBRAE, 2° do Estado em cidades de pequeno porte, fornece importantes serviços.

Destacam-se os de suporte administrativo e estratégico, através de vários projetos organizados por consultores específicos , mas que contam com trabalho voluntário de profissionais da própria cidade, como médicos, produtores rurais, assistentes sociais e diretores de escola.

O Programa de Desenvolvimento do Turismo Receptivo(PDTR), por exemplo, visa a sensibilização e envolvimento da comunidade em relação ao aperfeiçoamento das opções de lazer já existentes.

A melhoria das entradas principais da cidade, a criação do turismo rural desenvolvendo opções como restaurantes típicos e a atenção ao agronegócio juntamente como o SAI Sistema Agro-industrial(SAI), também fazem parte deste projeto.

O Arranjo Produtivo(APL) ligado à cadeia de confecções, busca a união entre as empresas deste ramo para o barateamento na compra de produtos comuns à todas.

O "Empreender" fornece assessoria para empresas de áreas diversas como mecânicas, mini mercados e varejões.

O "Sabor e Qualidade" fornece cursos de noções de higiene e gestão em gerenciamento do negócio para empresas da área alimentícia, na qual é exposto o selo "Sabor e Qualidade" como um diferencial em relação às demais empresas não ligadas a este projeto.

A criação da incubadora NAVE, de base mista, foi promovida em parceria com a Faculdade Santa Rita(FASAR), Associação Comercial e Industrial e Agência de Desenvolvimento de Novo Horizonte(ADENOVO).

O objetivo é fortalecer a economia gerada pelas micro e pequenas empresas, já que estão em maior número do que as de maior porte e superar algumas dificuldades relacionadas à sua sobrevivência no mercado.

Para o ingresso , as empresas devem estar nos setores de produção e prestação de serviços e devem passar por um plano de seleção com a análise do Plano de Negócios da Empresa, desenvolvido com assessoria da gerência da incubadora.

As instalações e reformas do prédio foram cedidas pela prefeitura municipal e para o custo de manutenção foi estabelecido o rateamento entre as empresas.

A inauguração contou com as presenças de personalidades do SEBRAE de São Paulo, como o diretor, José Luiz Ricca e do presidente do conselho deliberativo, Alencar Burti, da gerente regional de São José do Rio Preto(SP), Vânia Pelegrine, do gerente da incubadora local, Mário Henrique Marcondes Pereira, vereadores e o prefeito da cidade, Toshio Toyota, na qual recebeu o prêmio Mário Covas de Prefeito Empreendedor .

A eficácia destes projetos, criados para o aumento de renda interna da cidade, conta com sensibilização da população para que invista no comércio e turismo local

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/