[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
Jaboticabal (SP) registrou até o momento apenas oito suspeitas de dengue. A informação é do setor de Vigilância Epidemiológica e o Departamento de Vetores da Prefeitura. Em 2003 foram registrados 151 suspeitas e 24 casos confirmados da doença.
O trabalho dos agentes de combate à dengue na eliminação dos criadouros e a conscientização da população são apontados como os fatores mais importantes para a redução expressiva alcançada nesse início de ano.
Para isso, são realizadas visitas periódicas em todas as residências para a vistoria dos possíveis criadouros do mosquito.
Os agentes afirmam que os moradores estão cuidando melhor dos objetos que podem tornar-se focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Esse mosquito pode, também, transmitir a febre amarela, doença com bastante incidência na região Centro-Oeste do Brasil.
Para Maura Magda Cucolichio Barreto, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal, os números são bastante animadores, já que é no primeiro trimestre do ano em que há uma incidência maior dos casos de dengue.
"Isso ocorre pelo fato de ser esse o período de mais chuva no ano, as chamadas chuvas de verão", observa.
Ela diz que, como a cidade chega ao fim de março sem nenhum caso de dengue confirmado, a perspectiva de um controle maior sobre a doença aumenta, mas é preciso manter o trabalho preventivo e continuar contando com o apoio fundamental da população.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Tadeu Pongeluppi, todos os casos suspeitos deste ano foram importados de outros estados. "Dois deles vieram do Sul de Minas Gerais, quatro do Mato Grosso e dois de Goiás", informa.
Pongeluppi confirma ainda que a Prefeitura, juntamente com os postos de saúde, estão vacinando as pessoas que irão viajar para lugares considerados de risco.
"Como todos já devem saber, nunca deixar pneus em lugares descobertos, trocar a água dos pratinhos das plantas por areia, trocar freqüentemente a água dos animais de estimação, tampar as caixas d’água e colocar garrafas vazias sempre de cabeça para baixo, são algumas da orientações básicas para prevenir a Dengue. Só assim essa guerra poderá ser vencida", finaliza.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI