202101262358

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jaboticabal registra oito suspeitas de dengue

Por: BRENO EDUARDO PETROVICH FACCO

02/04/2004

Jaboticabal (SP) registrou até o momento apenas oito suspeitas de dengue. A informação é do setor de Vigilância Epidemiológica e o Departamento de Vetores da Prefeitura. Em 2003 foram registrados 151 suspeitas e 24 casos confirmados da doença.

O trabalho dos agentes de combate à dengue na eliminação dos criadouros e a conscientização da população são apontados como os fatores mais importantes para a redução expressiva alcançada nesse início de ano.

Para isso, são realizadas visitas periódicas em todas as residências para a vistoria dos possíveis criadouros do mosquito.

Os agentes afirmam que os moradores estão cuidando melhor dos objetos que podem tornar-se focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Esse mosquito pode, também, transmitir a febre amarela, doença com bastante incidência na região Centro-Oeste do Brasil.

Para Maura Magda Cucolichio Barreto, coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Jaboticabal, os números são bastante animadores, já que é no primeiro trimestre do ano em que há uma incidência maior dos casos de dengue.

"Isso ocorre pelo fato de ser esse o período de mais chuva no ano, as chamadas chuvas de verão", observa.

Ela diz que, como a cidade chega ao fim de março sem nenhum caso de dengue confirmado, a perspectiva de um controle maior sobre a doença aumenta, mas é preciso manter o trabalho preventivo e continuar contando com o apoio fundamental da população.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Ricardo Tadeu Pongeluppi, todos os casos suspeitos deste ano foram importados de outros estados. "Dois deles vieram do Sul de Minas Gerais, quatro do Mato Grosso e dois de Goiás", informa.

Pongeluppi confirma ainda que a Prefeitura, juntamente com os postos de saúde, estão vacinando as pessoas que irão viajar para lugares considerados de risco.

"Como todos já devem saber, nunca deixar pneus em lugares descobertos, trocar a água dos pratinhos das plantas por areia, trocar freqüentemente a água dos animais de estimação, tampar as caixas d’água e colocar garrafas vazias sempre de cabeça para baixo, são algumas da orientações básicas para prevenir a Dengue. Só assim essa guerra poderá ser vencida", finaliza.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI