[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Atividade física beneficia terceira idade

Por: NATALIA MARIA CASAGRANDE

25/03/2004

A atividade física na terceira idade é de extrema importância. Ajuda a prevenir certas doenças que aparecem com a idade, melhora o humor e alguns quadros de dor, e proporciona uma vida mais saudável e longa.

Segundo o cardiologista e clínico geral Dr. Armando Peria, a prática de exercícios evita a obesidade, diminui o colesterol, diabetes e triglicérides.

"O sangue fica mais fino circulando melhor pelas veias, favorece no controle da hipertensão, além de melhorar problemas articulares e de coluna", diz.

Psicologicamente também traz benefícios, pois a pessoa faz uma psicoterapia (descanso mental), o que pode evitar o estresse e a depressão. p>A atividade mais recomendada é a hidroginástica, que não restringe nenhuma deficiência física, sendo benéfica a todos os problemas de saúde. Porém, antes de iniciar qualquer exercício, o idoso deve submeter-se a exames médicos para saber se está apto a praticá-lo.

"Devido ao equilíbrio entre corpo e mente trazido pelas atividades físicas, o idoso pode realizar suas atividades cotidianas normalmente. Isso faz com que ele se sinta útil, o que gera um novo sentido na vida" , ressalta o Dr. Peria.

A professora de educação física Eva Soldi, que ministra aulas a um grupo da terceira idade na academia Vira-Sol, em Taquaritinga (SP), desenvolve atividades de alongamento e hidroginástica, desempenhando seu trabalho para cerca de cinqüenta alunos, a maioria mulheres.

De acordo com Eva, a recomendação médica e a divulgação através dos meios de comunicação, a respeito dos benefícios dos exercícios, fazem com que aumente a procura por suas aulas.

"No meu trabalho procuro sempre buscar alternativas novas, fazendo cursos de especialização. Porém, o mais importante é que faço o que gosto com muito respeito pelos idosos", cita a professora.

Ednir Ramos Micali, 69, aluna da academia Vira-Sol, afirma que as aulas lhe proporcionaram imensos benefícios, tanto físicos como mentais.

"Minha hipertensão está controlada, consegui atingir meu peso ideal e me sinto muito mais disposta. Além do mais, o fato de ir até a academia, conversar com as amigas e fazer novas amizades é uma terapia", finaliza Ednir.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/