Ageuniara

Matão aumenta coleta de sangue

Por: MELINA VEZZANI JACINTO

25/03/2004

O número das coletas de sangue aumentou 25% em Matão (SP), e como conseqüência apareceram novos casos de portadores de HIV.

A coleta de sangue realizada no Centro de Saúde é sigilosa e os exames são feitos na Universidade Estadual Paulista ( Unesp) de Araraquara(SP).

"Há uma estimativa de que para cada um caso detectado positivo, haja mais cinco infectados", diz Tânia Bambozzi, Coordenadora de Saúde. Atualmente, em Matão, estão em tratamento 120 portadores.

"Mesmo com campanhas, como a do tipo Fique Sabendo, a falta de informação ainda é grande porque as pessoas não se interessam pela doença", diz.

Tânia Bambozzi afirma que com a campanha "Fique Sabendo" do Ministério da Saúde, as pessoas podem procurar o Centro de Saúde e colher seu sangue todos os dias das 8h às 11h, exceto às quintas-feiras.

"O exame permite que as pessoas que são portadoras do vírus, mas não sabem, descobrirem se são soropositivas", afirma.

Existe também o fato de que as pessoas não vão aos postos de saúde por vergonha e preconceito em relação ao HIV e a falta de conscientização sobre a transmissão do vírus. "Estes são os prováveis motivos do aumento da Aids", comenta Tânia Rodrigues, enfermeira do hospital de Matão.

Segundo ela, nos hospitais a doença é tratada como secundária.

"Os portadores do vírus acabam morrendo porque a Aids faz o paciente perder o sistema natural de defesa do corpo, enfraquecendo-o".

A partir do momento que a pessoa se torna paciente do ambulatório, o portador recebe todos os exames feitos gratuitamente: controle do CD4, CD8 e carga viral que são extremamente importantes, pois mostram a evolução da doença.

A medicação é gratuita e tem o suporte de enfermeiros, serviço social e mental, com a ajuda de psicólogos e psiquiatras.

O Centro de Saúde de Matão fica na Avenida 28 de Agosto, 465 Centro e o telefone é 282-1114.

Os portadores ao descobrirem que são soropositivos devem procurar o Centro de Saúde, que tem o ambulatório da Aids.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/