Ageuniara

Jaboticabal oferece oportunidades para jovens

Por: MARIANA DOS SANTOS TREVISOLI

19/03/2004

O vereador Serginho Ramos e a Comunidade Negra "Cruz e Sousa", de Jaboticabal (SP), em parceria com o Núcleo de Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes(EDUCAFRO ) que é uma franquia social espalhada pelo Rio de Janeiro e São Paulo, iniciaram, em agosto de 2003, um processo para a idealização de um Núcleo Educacional.

O projeto conta atualmente com 105 jovens jaboticabalenses, afrodescendentes, carentes e de baixa renda que fazem parte desse núcleo educacional, além da lista de espera que se tem para conseguir uma vaga.

O EDUCAFRO, foi instalado na Escola Estadual "Coronel Vaz", onde professores e alguns alunos de Faculdade, todos voluntários, gratuitamente lecionam e se colocam à disposição dos alunos,para que eles possam prestar seus respectivos vestibulares com foco principal em Universidades Públicas.

O objetivo é proporcionar oportunidades para que os jovens tenham um futuro e uma vida melhor.Todos os alunos se demonstram interessados, freqüentando assiduamente as aulas.

O aluno Ronaldo de Souza,por exemplo, diz que com o cursinho esta tendo uma ótima base e que com os professores que são dedicados, tem certeza que vai conseguir seu objetivo que é passar no vestibular para o curso de Processamento de Dados.

Cada núcleo educacional do EDUCAFRO possui suas regras, uma delas é a de que os alunos que faltam mais de uma vez, sem justificativa, perdem sua vaga e chance de continuarem no cursinho.

Quando isso acontece, a vaga é preenchida por um novo aluno que estava na lista de espera. É através de projetos como esse, que jovens de baixa renda, conseguem ter oportunidades iguais aos dos que estudam em colégios e cursinhos particulares.

Eles têm a mesma chance de terem uma vida digna, onde consigam tornar seus sonhos de hoje a realidade de amanhã.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/