Ageuniara

Programa ajuda adolescentes em São Carlos

Por: FLAVIA REGINA HASILER

19/03/2004

p>O Programa Comunitário de Educação Desportiva, (PROCED) acontece na Universidade Federal de São Carlos(UFSCar), onde monitoras bolsistas são orientadas pelo professor Waldemar Marques Júnior a ensinarem o Voleibol para cerca de 80 meninas, de 12 a 18 anos, em São Carlos (SP).

O PROCED é o estudo de doutoramento do professor Marques Júnior iniciado em julho de 1994 no Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) no bairro Cidade Aracy e tem como objetivo oferecer eventos desportivos de lazer nos finais de semana para os moradores do bairro.

Em 1997 o PROCED criou um novo programa de ação educativa "Educação para Cidadania",que tinha como projeto: o Esporte, a Alfabetização de Adultos e Reforço Escolar.

Em 1999 as atividades foram transferidas para a UFSCar devido "a perda gradativa do apoio financeiro", explica Marques Júnior.

Recuperado o apoio financeiro, seis adolescentes foram promovidas à monitoras bolsistas que orientam as participantes do projeto no Voleibol onde são formadas três equipes.

Marques Júnior têm outra preocupação que é motivar as adolescentes a ingressarem na Universidade; desde a transferência das atividades para a UFSCar elas puderam ter um contato real com o mundo universitário.

"Essa vivência possibilitou um maior contato das monitoras com a Universidade ampliando suas perspectivas", disse o professor.

A monitora Vanessa Almeida Rodrigues da Silva afirma que o projeto a ajudou. "O PROCED me proporcionou vários benefícios e me fez enxergar melhor a sociedade. Aprendi a ser cidadã e defender meus direitos e cumprir os deveres"..

Com o incentivo de Marques Júnior, Vanessa já sabe o que irá fazer assim que terminar o segundo grau: cursar a Faculdade.

Em 2004, o PROCED conta com nova parceria da Universidade Central Paulista (UNICEP). A parceria aconteceu após a UNICEP confirmar a participação no Programa "Escola da Família" lançado pela Secretaria Estadual de Educação em agosto de 2003.

A união realizou o sonho de quatro meninas do PROCED que receberam bolsas integrais para cursar Educação Física na UNICEP.

Marques Júnior diz que com a junção com a UNICEP, poderá dar continuidade ao seu trabalho, e o objetivo geral do PROCED - UNICEP é "elaborar, implementar e avaliar um programa de educação desportiva com cerca de 200 adolescentes de um bairro de periferia de São Carlos.

"Sua realização acontece no espaço da escola com diálogo permanente com seu projeto pedagógico uma dimensão importante da metodologia de trabalho educativo", conclui o Professor.

Os interessados em participar do projeto, devem ir até a UFSCar no horário das aulas: Terça (das 14h às 16h), Quinta (manhã: das 8h30 às 10h30; tarde: das 14h às 16h), Sábado (das 14h às 17h).



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/