[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Bispo de São Carlos destaca Campanha da Fraternidade 2004

Por: CLAUDIA DE CASSIA BARBOSA

12/03/2004

O bispo da diocese de São Carlos (SP), Dom Joviano de Lima Júnior, destacou, esta semana, a importância da Campanha da Fraternidade 2004, que tem como tema central da água.

Cuidar para que o direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras é o desafio que a Campanha da Fraternidade 2004 propõe aos cristãos e à sociedade.

"Com a quaresma chega sempre a Campanha da Fraternidade e ela está sempre inspirada nos valores cristãos", diz o bispo.

Entre os objetivos da igreja estão o de apoiar e valorizar as iniciativas já existentes no que se refere ao cuidado com a água, despertar e alimentar a solidariedade entre quem tem e quem não tem água e defender a participação popular na elaboração de uma política hídrica para que a água seja de fato de domínio público.

"Atualmente as pessoas não pagam pela água que consomem, mas pelo serviço da concessionária",diz o bispo.

Dom Joviano ressalta ainda que "onde não há água não há vida e por isso essa campanha tem essa função educativa social de nos levar a responsabilidade da solidariedade".

Segundo o coordenador da diocese de São Carlos, Paulo Sérgio Laera, o trabalho da igreja junto aos fiéis deve ser no sentido de alertar a população sobre essa necessidade de consciência. " Não apenas saber do problema, mas sim ter consciência dele", ressalta.

As pessoas podem colaborar com a campanha através do próprio consumo em casa ou mesmo na questão de preservação. " Devemos discutir o problema levando esse tema dentro das igrejas e casas para podermos trazer soluções”, informa Laera.

Para o católico Pedro Di Giovanni, a água é um tema muito importante tanto para população como para própria igreja, pois sem ela o ser humano não nasce e nem vive .

"No primeiro caso a água é dom de Deus e não uma mercadoria, ninguém vive sem a água e na visão da igreja católica a água é fonte de vida, pois somos gerados no ventre da mãe na água e quando somos batizados é através dela que somos absolvidos do pecado original”, diz Giovanni .

Segundo a CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) no Brasil, 20% da população não têm acesso à água potável, 40% da água das torneiras não são confiáveis, 50% das casas não têm coleta de esgoto e 80% do esgoto coletado é lançado diretamente nos rios.

Para piorar a situação, a ONU ( Organização das Nações Unidas ) prevê que até 2025, 40% da humanidade terá problemas com a água.

O planeta é coberto com 70% de água, mas apenas 2,4% é doce. A produção hídrica dos rios brasileiros representa 12% do total das águas doces do planeta. Apesar disso, a poluição já comprometeu seriamente quase dois terços dos rios.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/