[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
O bispo da diocese de São Carlos (SP), Dom Joviano de Lima Júnior, destacou, esta semana, a importância da Campanha da Fraternidade 2004, que tem como tema central da água.
Cuidar para que o direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras é o desafio que a Campanha da Fraternidade 2004 propõe aos cristãos e à sociedade.
"Com a quaresma chega sempre a Campanha da Fraternidade e ela está sempre inspirada nos valores cristãos", diz o bispo.
Entre os objetivos da igreja estão o de apoiar e valorizar as iniciativas já existentes no que se refere ao cuidado com a água, despertar e alimentar a solidariedade entre quem tem e quem não tem água e defender a participação popular na elaboração de uma política hídrica para que a água seja de fato de domínio público.
"Atualmente as pessoas não pagam pela água que consomem, mas pelo serviço da concessionária",diz o bispo.
Dom Joviano ressalta ainda que "onde não há água não há vida e por isso essa campanha tem essa função educativa social de nos levar a responsabilidade da solidariedade".
Segundo o coordenador da diocese de São Carlos, Paulo Sérgio Laera, o trabalho da igreja junto aos fiéis deve ser no sentido de alertar a população sobre essa necessidade de consciência. " Não apenas saber do problema, mas sim ter consciência dele", ressalta.
As pessoas podem colaborar com a campanha através do próprio consumo em casa ou mesmo na questão de preservação. " Devemos discutir o problema levando esse tema dentro das igrejas e casas para podermos trazer soluções”, informa Laera.
Para o católico Pedro Di Giovanni, a água é um tema muito importante tanto para população como para própria igreja, pois sem ela o ser humano não nasce e nem vive .
"No primeiro caso a água é dom de Deus e não uma mercadoria, ninguém vive sem a água e na visão da igreja católica a água é fonte de vida, pois somos gerados no ventre da mãe na água e quando somos batizados é através dela que somos absolvidos do pecado original”, diz Giovanni .
Segundo a CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ) no Brasil, 20% da população não têm acesso à água potável, 40% da água das torneiras não são confiáveis, 50% das casas não têm coleta de esgoto e 80% do esgoto coletado é lançado diretamente nos rios.
Para piorar a situação, a ONU ( Organização das Nações Unidas ) prevê que até 2025, 40% da humanidade terá problemas com a água.
O planeta é coberto com 70% de água, mas apenas 2,4% é doce. A produção hídrica dos rios brasileiros representa 12% do total das águas doces do planeta. Apesar disso, a poluição já comprometeu seriamente quase dois terços dos rios.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI