[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

UDEFA faz parceria com hipermercado

Por: BIANCA CRISTINA RODRIGUES

12/03/2004

A união dos deficientes físicos de Araraquara ( UDEFA )que cuida da saúde mental de pessoas com problemas físicos e baixa renda foi convidada para supervisionar o estacionamento do Extra hipermercado.

A proposta foi que o espaço ficasse aberto a voluntários deficientes que quisessem trabalhar apenas com ajuda de custo e manutenção dos equipamentos necessários a fiscalização de entrada e saída de clientes, sendo cobrado a taxa de R$ 1,00 a hora dos usuários que não fazem compras no hipermercado.

Mas o que realmente interessou nessa proposta foi a ajuda no tratamento psicológico dessas pessoas, que na sua maioria são aposentadas por invalidez.

O integrante da diretoria da UDEFA e também deficiente, César Gusmão, acredita que esta ocupação dá aos voluntários uma motivação para que se relacionem com outras pessoas e se sintam mais valorizados.

Os associados da instituição percebem a importância dessa prestação de serviço. "O trabalho faz com que recuperemos nossa auto-estima e quem fica parado pensa muita besteira", diz Adilson Calafate, deficiente voluntário.

Segundo a psicóloga Tânia Bizerra esse movimento contribui para um desenvolvimento mental mais sadio.

"Embora aparentemente simples, este trabalho estimula a socialização, tornando-os mais independentes e comunicativos, melhorando também o convívio com a família", argumenta Tânia.

Com novos projetos para o futuro, a UDEFA pretende montar postos pela cidade onde possa atender um número maior de deficientes que necessitam de apoio tanto material quanto psicológico.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/