202101262157

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Jaboticabal reduz taxa de mortalidade infantil

Por: BRENO EDUARDO PETROVICH FACCO

12/03/2004

Jaboticabal(SP)conseguiu reduzir sua taxa de mortalidade infantil a índices muito baixos. Em pouco mais de um ano O índice caiu de 17,48 para 7 óbitos para cada mil nascimentos, perto ao de países de primeiro mundo, como Portugal (6,4 óbitos por mil nascimentos), Grécia (6,3) e Bélgica (6,1).

Essa redução foi possível graças à criação do Comitê Municipal de Vigilância à Mortalidade Infantil, criado em 2002 pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Comitê tinha como meta estabelecida a redução de 20% em um ano na taxa de mortalidade infantil. Porém, o resultado foi muito melhor: redução de 59,9%.

Para a prefeita de Jaboticabal, Maria Carlota Niero Rocha, e o secretário municipal de Saúde, Ricardo Tadeu Pongeluppi, o resultado obtido é reflexo das melhorias no acompanhamento pré-natal, do trabalho de educação continuada, realizado junto às gestantes e do incentivo na assistência à saúde da mulher e da criança.

Desde abril de 2003, as gestantes da cidade passaram a realizar o exame de ultra-sonografia, durante o 1º trimestre de gestação (antes obtido somente a partir do 2º trimestre), facilitando a obtenção das informações pelos médicos.

Além disso, a chamada "guia de encaminhamento", pela qual a gestante era orientada a procurar a maternidade a partir da 36ª semana de gestação, rompendo o contato com o obstetra responsável pelo pré-natal, foi extinta, e a gestante passou a ser atendida pelo mesmo obstetra até o último momento, para, só então, ser encaminhada à maternidade para a realização do parto.

Para as mães essas mudanças deram mais segurança, principalmente no caso de uma gravidez de risco. As gestantes têm o acompanhamento de um único médico que, no momento do parto, tem todas as informações sobre a mãe e o filho.

A prefeita Maria Carlota lembra ainda que essas medidas, aliadas à intensificação do trabalho educacional e a uma mudança na estrutura de atendimento às gestantes, originaram uma fórmula que coloca Jaboticabal como um dos municípios com o melhor desempenho do país na luta pela redução das taxas de mortalidade infantil.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI