Ageuniara

Estudantes se preparam para os vestibulares

Por: JOICE CRISTINA STARKE

20/11/2003

Com a proximidade do final do ano, os estudantes se vêem com as emoções à flor da pele. É época de vestibular, quando eles decidem a profissão que desejam seguir por um longo período de suas vidas.

Natália Galeani Oliveira anseia ser médica veterinária e pela primeira vez prestará vestibular. Ela diz se sentir muito insegura neste momento.

"São muitas pessoas concorrendo para uma mesma vaga na faculdade e o fato de não saber se a profissão que escolhemos e realmente aquela que dará certo deixa muita insegurança", afirma a jovem de apenas 17 anos.

Marcos Pereira presta vestibular pela terceira vez consecutiva. "O maior problema é o preconceito das pessoas", comenta .

"Parece que as pessoas condenam aqueles que não conseguem passar no vestibular e eu já vi muita gente desistir do curso que deseja fazer só para não ter que passar por isso".

Segundo a psicóloga Elisabete Gomes de Faria, os pais exercem um grande papel neste momento da vida de seus filhos.

Elisabete afirma que eles devem aconselhar os filhos e auxiliá-los na escolha da profissão, "mas não devem, de forma alguma, querer decidir pelos filhos o curso que irão fazer".

Outra importante dica que a psicóloga deixa aos vestibulandos é manter a calma nos dias que antecedem as provas e durante elas.

Pensamento positivo também é algo que o aluno deve ter em mente quando fizer a prova. "A insegurança é a maior inimiga dos estudantes. Confiar em si próprio ajuda o aluno a compreender melhor as questões propostas pelo vestibular e a formular melhor as respostas",orienta.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/