Ageuniara

Bilhetagem eletrônica facilita integração de usuários

Por: MICHELE DELGATTI PELAES

20/11/2003

Os ônibus da CTA e da Viação Paraty, que fazem o transporte coletivo público de Araraquara (SP), já estão circulando com o sistema de bilhetagem eletrônica, que substitui os passes de plástico e de papel e está facilitando a integração dos usuários pelas atuais linhas de ônibus.

A CTA instalou os equipamentos em cem ônibus e está adquirindo cem mil cartões magnéticos, que serão distribuídos gratuitamente à população que comprar os passes. Esses cartões poderão ser recarregados mensalmente com um número de créditos definidos pelos usuários.

De acordo com Wilson Ipólito da CTA, os equipamentos são alugados da empresa Auttran, de São Paulo. Esta empresa já presta serviços para os transportes coletivos de Campinas, Franca, Avaré e Assis. O valor da locação é de R$ 27 mil por mês, por um período de três anos.

"A grande vantagem para o usuário será a integração temporal, em que pode escolher a melhor forma de fazer a integração, não tendo necessariamente que se deslocar até o Terminal Central de Integração. O tempo de integração entre duas linhas é de 60 minutos nos dias úteis e 80 minutos nos sábados, domingos e feriados",explica.

O usuário não poderá integrar em ônibus da mesma linha, para isso foi elaborado símbolos que estão fixados no vidro dianteiro para facilitar a visualização do usuário, exemplo disso, é a linha Campus/Ouro Fino, que tem um quadrado azul, Cecap/Iguatemi, é um triangulo branco, portanto, não é possível a integração em ônibus com cores e símbolos idênticos.

Para as empresas responsáveis pelo transporte coletivo urbano, o novo sistema está facilitando o fechamento de turno, totalmente informatizado.

"Os ônibus circulam com menos dinheiro, aumentando a segurança dos motoristas, cobradores e passageiros. Os cartões também devem acabar com a venda paralela de passes", declara um motorista.

O novo sistema não vai dispensar o trabalho dos cobradores e dos bilheteiros, já que nem sempre os passageiros irão dispor do cartão magnético.

Nesses casos, a tarifa será efetuada pelo cobrador, que também tem como função auxiliar o motorista no atendimento do usuário.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/