[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

Em vista das melhorias que estão sendo realizadas na portaria principal da Unidade I da Uniara, alunos, interessados e colaboradores devem utilizar a entrada localizada na Rua Voluntários da Pátria, 1309 (Rua 5).

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara realiza projeto "Olho Diabético"

Por: TABATA VERONICA CASTRO

05/11/2003

O Hopistal de Olhos de Araraquara em parceria com a USP ( Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto(SP), realizam neste sábado(8/11)na Escola Estadual Bento de Abreu o projeto "Olho Diabético".

O projeto acontece das 8h às 18h e envolve uma Campanha de Prevenção e Tratamento à Cegueira provocada pelo diabetes.

Segundo o médico José Augusto Cardillo, diretor do Hospital, a USP de Ribeirão Preto enviará dez pós- graduandos do Departamento de Oftalmologia do setor de Retina Invítrio.

"O projeto foi desenvolvido em cima de uma estrutura para atender mais ou menos uma população de cinco mil diabéticos", informa o médico.

De acordo com Cardillo, a estrutura desse ano vai mudar em relação aos quatro anos anteriores, que era uma campanha voltada praticamente para a prevenção da cegueira.

"Com a colaboração do Grupo de Apoio dos Indivíduos Diabéticos de Araraquara(GAIDA),das Universidades,Rádios e Prefeitura, é possível ir além da prevenção, detectar e tratar o paciente gratuitamente", observa.

"Nós sabemos que há um pessoal muito carente de informações na área de Diabetes e sabemos também, que além da visão, a doença afeta os rins,coração, pressão e assim por diante. Por isso foi ampliado o projeto do Olho Diabético, para o indivíduo diabético como um todo”, conclui

Dentro do projeto haverá avaliações e orientações nutricional, bem como outros médicos de outras especialidades disponibilizados pela prefeitura, para orientações específicas.

O serviço de enfermagem estará participando da detectação e controle da hipertensão.Um posto médico será montado no local para atender urgências e emergências necessárias.

Como o foco central é a oftalmologia, haverá laboratórios e a participação de voluntários da Farmacologia, que medirá a glicemia capilar.

Nas consultas com os oftalmologistas, entre outros exames, serão feitos os de Fundo de Olho.

"O projeto não objetiva apenas detectar e seria injusto confrontar-se com o problema e não resolvê-lo. Todo o problema encontrado, em qualquer área, será encaminhado para tratamentos totalmente gratuitos”, finaliza Cardillo.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/