202101231521

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara expõe desenhos japoneses

Por: VITORIO HENRIQUE ZANIOLO

05/11/2003

A Biblioteca Mário de Andrade e a Casa da Cultura de Araraquara desenvolvem simultaneamente as exposições de Mangá, de terça à sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h, até o dia 10 de Novembro.

A primeira expõe trabalhos realizados durante o curso de desenho, ministrado pela professora Denise Ianusckievicz Torres, denominada "4D". A segunda "Mangá, ilustrações e HQ Japonesa", expõe trabalhos de alunos entre 14 e 17 anos do professor Marcelo Okada e alguns artistas convidados, como Eliza Lie Kannami, Maurício Vasconcellos Menzori, Paula de Moura Toledo e Ângelo Ricardo Montoan Polatto.

Mangá é a terminologia cunhada em 1814, pelo artista japonês Katsushika Hokusai. A palavra "Mangá" é formada por dois kanji, que são caracteres ideográficos japoneses: "man" significa "involuntário", e "gá" quer dizer "imagem".

Atualmente não possui apenas o significado de histórias em quadrinhos, abrangendo desde revistas HQ, ilustrações, caricaturas, cartoon e até desenhos animados.

O método aplicado por Denise é fundamentado em pesquisas das funções cerebrais aplicadas à arte do desenho pela pioneira Betty Edwards.

"Utilizar o lado direito do cérebro proporciona as pessoas que nunca desenharam, que obtém ótimos resultados, em apenas 4 meses",diz.

O curso é prático, rápido e eficaz, desenvolvendo a percepção visual e o traço individual, revelando conteúdos subjetivos da personalidade do aluno, durante as aulas.

Segundo Denise produzir desenhos através de exercícios que acionam o cérebro promove um modo de ver para desenhar."É uma postura mental", conclui.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI