[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Nutricionista recomenda consumo moderado de cerveja

Por: WALDIRENE LUIZA BIERNATH

30/10/2003

Em um estudo recente, médicos e nutricionistas avaliaram a influência do consumo de cerveja em diversas questões de saúde e determinaram que sua ingestão pode contribuir na prevenção da osteoporose, na redução do risco cardiovascular, no aumento do nível de colesterol bom (o HDL) e, além disso, a bebida possui capacidade antioxidante e melhora a qualidade nutricional.

Para os apreciadores da cerveja, isso pode se tornar um pretexto para o consumo excessivo, mas os médicos recomendam apenas o "consumo moderado".

A nutricionista, Flávia Martins, explica que a cerveja contém substâncias em sua composição que ajudam na digestão e previne algumas doenças.

"Existem algumas substâncias presentes na cerveja, como por exemplo o ácido fólico e vitaminas do tipo B, que facilitam a digestão".

Ela explica que o silício, mineral contido na cerveja, favorece a saúde dos ossos ao promover a formação de minerais e colágeno.

Flávia também explica que a ingestão moderada de cerveja não está associada ao aumento da obesidade, e está mais ligada à alimentação pouco equilibrada, ao sedentarismo e a causas genéticas.

"O consumo moderado de cerveja só aporta 4% das calorias totais da dieta dos homens e 3% das mulheres, não há uma relação com uma possível mudança no índice de massa corporal".

A nutricionista ainda comenta que em alguns casos pessoas que consomem cerveja, de forma moderada e regular, têm menos risco de sofrer infarto de miocárdio devido à redução da coagulação sanguínea e ao aumento do colesterol de alta densidade, ou HDL.

Mas ela adverte: "O fato de a cerveja possuir algumas substâncias benéficas para a saúde não quer dizer que as pessoas devam se embebedar todos os dias, pois da mesma forma que o consumo moderado pode ser benéfico, o consumo exagerado pode trazer sérios prejuízos para a saúde".



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/