202101222248

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Empreender requer cuidado e atenção

Por: GYOVANA RODRIGUES VARGAS

29/08/2017

Abrir um empreendimento pode ser uma boa alternativa para quem enfrenta o desemprego, ou deseja possuir uma segunda maneira de complementar a renda. Ao passo em que muitos negócios são abertos, outros são fechados, portanto é necessário levar em consideração alguns fatores que podem ajudar a ter melhores resultados.

Segundo o professor doutor Ricardo Bonotto, coordenador do curso de Ciências Contábeis, da Universidade de Araraquara (UNIARA),  é preciso verificar em si o comportamento empreendedor. “O candidato a empresário deve avaliar se possui características necessárias para conduzir o empreendimento como, por exemplo, domínio técnico do seu negócio, habilidades administrativas e boa comunicação interpessoal”, explica.

Após essa autoavaliação, Bonotto ressalta que é preciso olhar para o lado financeiro. “É importante que ele possua um capital inicial para a abertura de seu empreendimento, normalmente três vezes o montante definido inicialmente. Para esta definição é imprescindível que se faça um bom plano de negócio mapeando todas as suas necessidades”, relata. 

Segundo estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em abril de 2017, o mercado de trabalho formal apresentou uma queda de 2,5% em relação ao mesmo período, do ano anterior, o que prejudica a estabilidade daquele que busca um emprego.

Bonotto explica que existem dois tipos de empreendedores: os que se tornam empresários por oportunidade, ou seja, aqueles que possuem vocação para isso, e empreendedores por necessidade, que segundo ele “normalmente são pessoas que perdem o emprego, e não conseguem uma recolocação profissional, fazendo com que o mesmo crie seu próprio emprego, abrindo uma empresa. Esse tipo de empreendedor tem o perfil de empregado e, normalmente, não consegue manter o seu negócio, por muito tempo. Essa é umas das explicações para o alto índice de mortalidade das empresas brasileiras”.

Como já dito, é necessário verificar as finanças antes de optar por abrir um negócio, para evitar que surjam complicações que impeçam o empreendedor de dar continuidade ao seu projeto. Bonotto aconselha quem possui pouco dinheiro a não empreender, pois “manter uma estrutura organizacional requer um volume de capital inicial de pelo menos três vezes o montante a ser investido, principalmente se o negócio necessitar de muitos funcionários”. Porém, se a opção de empreender ainda for necessária, ele explica que pode começar com uma estrutura menor, de preferência sem muitos funcionários optando por um enquadramento tributário de Micro Empreendedor Individual (MEI), e ir evoluindo aos poucos.

Franquia

Uma franquia é como uma licença para utilizar marca ou serviço de uma empresa, em que esse negócio é igual em suas diversas lojas, por esse motivo é comum encontrar em lojas da mesma rede o mesmo atendimento, o mesmo cardápio, dentre outros. De acordo com Bonotto, “o modelo de franquia tem um falácia muito grande que é o menor risco, ideia essa que não condiz com a realidade, pois abrir uma franquia demanda os mesmos riscos de qualquer negócio, com um agravante, em minha opinião que é o fato de você ter um patrão, ou seja, tem que se submeter as diretrizes da franquia correndo o risco de ter que fazer investimentos que muitas vezes não está preparado”.

Portanto, é preciso estar preparado, analisar o mercado e as condições em que se está inserido para, então, abrir um negócio.

Publicada em 29/8/2017 às 21h35.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI