Ageuniara

Ascensão do streaming ofusca TV por assinatura

Por: LEONARDO MARCO DA SILVA GERALDO

20/06/2017

Segundo o site TecMundo (www.tecmundo.com.br), no mundo atual ocorre uma disputa de preferência e qualidade entre duas plataformas: o streaming e os serviço de TV por assinatura. Com a chegada do serviço de streaming, Netflix, os canais de TV a cabo perderam uma considerável parte de seu público.

Para entender melhor o que é cada plataforma, é preciso saber o que cada uma oferece. Segundo informações da jornalista Mariana Coutinho, publicada no site Techtudo, a tecnologia streaming é uma forma de transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de redes. "...Por meio do serviço, é possível assistir a filmes ou escutar música sem a necessidade de fazer download, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos online...", escreve a jornalista.

As plataformas de TV por assinatura são destinadas à distribuição de sinais de vídeo e/ou áudio para assinantes, como apontou o site Olhar de Digital(www.olhardigital.uol.com.br).

O território brasileiro é um dos três maiores mercados da Netflix. De acordo com o site Notícias da TV ( noticiasdatv.uol.com.br), o serviço de streaming da Netflix obteve um crescimento considerável desde que chegou no Brasil há pouco mais de cinco anos. Atualmente, a plataforma  já conta com aproximadamente 6 milhões de assinantes em território nacional.

Mas tratando-se de conteúdo, mais especificamente de séries e produções cinematográficas, qual é a que oferece maior variedade e a mais preferida pelo público?

Para o estudante de Engenharia Elétrica, e amante de filmes e séries, Luis Carlos Fernandes Júnior, 19, de Araraquara (SP), o streaming é a sua favorita. “Embora na tv você consiga acompanhar as séries do momento, e ver os episódios que acabaram de sair, você não tem um controle disso, tem que ajustar sua rotina para se encaixar no horário que passa o episódio. Na Netflix, mesmo que demore para lançar os episódios, eles saem tudo de uma vez, eu prefiro assim, porque tenho controle total da programação”, afirma.

Fernandes Júnior, atribui o motivo de sua escolha aos produtos que são feitos pela própria Netflix que, segundo ele, são muito bons. “Ah, e é bem mais barato”, complementa ele se referindo ao preço do streaming em relação aos de TV por assinatura.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), a TV paga deixou escapar 105,4 mil assinantes neo início de 2017, na comparação com dezembro de 2016, uma redução de 0,56%.

Publicada em 20/6/2017 às 21h10.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/