[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
A fisioterapia preventiva é uma ótima opção para quem busca ser saudável e com qualidade de vida no futuro. Seu objetivo é manter a funcionalidade física e motora, evitar ou retardar complicações, que o passar dos anos pode trazer. Ela serve para evitar ou amenizar problemas cardíacos, dores musculares ou nas juntas e entre outros problemas.
Diversos estudos comprovam a sua eficiência no âmbito de trabalho. Também é muito utilizada, hoje em dia, entre os atletas, pois, reduz o número de cirurgia e prevenções de lesões.
A técnica ajuda com uma maior flexibilidade, equilíbrio, coordenação e fortalecimento muscular. O auxílio de um fisioterapeuta é uma ótima opção, pois ele ajuda a prevenir que problemas surjam ou se agravem.
A fisioterapeuta Aline Roberta Stein, de Araraquara (SP), diz que a fisioterapia preventiva pode ser aplicada de crianças até idosos. “Os benefícios são fantásticos, trata-se de um conjunto de procedimentos que ajudam no controle de doenças, melhoras na coordenação, concentração e postura”, comenta Aline.
O jovem Jorge Luís Lopes Junior, de Américo Brasiliense (SP), é praticante de pilates, uma das técnicas da fisioterapia preventiva, e destaca que os benefícios não são apenas físicos. Lopes conta que além de melhorar sua musculatura, percebeu que depois que começou a praticar o pilates, tem eliminado muito o estresse, corrigiu sua postura, aumentou sua flexibilidade, melhorou sua concentração e, consequentemente, reduziu sua ansiedade, além de melhorar o funcionamento de suas articulações.
Para ele, é importante enfatizar que, após o treino, o praticante tem uma expansão muito grande de sua consciência corporal. “Pilates é qualidade de vida”, comenta Lopes.
Segundo Aline, não há contraindicações para quem quer praticar a fisioterapia preventiva, mas para quem já tem problemas de saúde, é recomendável procurar um médico antes de começar a pratica. No caso de idosos, é recomendável realizar uma análise do estado físico para depois começar a praticar.
Publicada em 20/6/2017 às 21h28.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI