202101231357

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Fisioterapeuta fala sobre os benefícios da fisioterapia preventiva

Por: MATEUS CREMONEZI ABARCA

15/06/2017

A fisioterapia preventiva é uma ótima opção para quem busca ser saudável e com qualidade de vida no futuro. Seu objetivo é manter a funcionalidade física e motora, evitar ou retardar complicações, que o passar dos anos pode trazer. Ela serve para evitar ou amenizar problemas cardíacos, dores musculares ou nas juntas e entre outros problemas.

Diversos estudos comprovam a sua eficiência no âmbito de trabalho. Também é muito utilizada, hoje em dia, entre os atletas, pois, reduz o número de cirurgia e prevenções de lesões.

A técnica ajuda com uma maior flexibilidade, equilíbrio, coordenação e fortalecimento muscular. O auxílio de um fisioterapeuta é uma ótima opção, pois ele ajuda a prevenir que problemas surjam ou se agravem.

A fisioterapeuta Aline Roberta Stein, de Araraquara (SP), diz que a fisioterapia preventiva pode ser aplicada de crianças até idosos. “Os benefícios são fantásticos, trata-se de um conjunto de procedimentos que ajudam no controle de doenças, melhoras na coordenação, concentração e postura”, comenta Aline.

O jovem Jorge Luís Lopes Junior, de Américo Brasiliense (SP), é praticante de pilates, uma das técnicas da fisioterapia preventiva, e destaca que os benefícios não são apenas físicos. Lopes conta que além de melhorar sua musculatura, percebeu que depois que começou a praticar o pilates, tem eliminado muito o estresse, corrigiu sua postura, aumentou sua flexibilidade, melhorou sua concentração e, consequentemente, reduziu sua ansiedade, além de melhorar o funcionamento de suas articulações.

Para ele, é importante enfatizar que, após o treino, o praticante tem uma expansão muito grande de sua consciência corporal. “Pilates é qualidade de vida”, comenta Lopes.  

Segundo Aline, não há contraindicações para quem quer praticar a fisioterapia preventiva, mas para quem já tem problemas de saúde, é recomendável procurar um médico antes de começar a pratica. No caso de idosos, é recomendável realizar uma análise do estado físico para depois começar a praticar.

Publicada em 20/6/2017 às 21h28.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI