Ageuniara

ONG desenvolve trabalho solidário e cidadão em São Carlos

Por: TATHIANE FÁTIMA SOUSA

15/05/2017

A ONG Formiga Verde surgiu em 2005, em consequência de um trabalho da prefeitura de São Carlos (SP) chamado “Recreação” que atendia crianças de 06 a 12 anos. Com o tempo, perceberam que, após essa idade, as crianças não tinham outra opção, e decidiram então criar atividades visando o empoderamento da comunidade, ocupando espaços e utilizando diversos instrumentos e estratégias para defender os direitos de crianças e adolescentes e lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.

O nome ‘’Formiga Verde” apareceu devido a escolha de uma formiga como mascote, representando o trabalho em grupo e sociedade organizada, a cor verde foi escolhida pelas crianças e o nome se formou quando uma aluna chamada Amanda perguntou: “ Professor agora somos todos formiguinhas verdes? ” afirma Rodeney de Santi , coordenador da entidade.

As atividades são oferecidas de domingo a domingo, dependendo da demanda e a maior parceria é ONG Escola, que é realizada no Centro "Paula Rocha Keppe". Alguns trabalhos são realizados no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) , antigo Centro Comunitário e outros na própria sede.

As atividades esportivas são oferecidas no Centro "Paula Rocha Keppe", onde utilizam do esporte para educar; aulas de samba-rock e Sistemas de Ar Livre (SAL) para homens. Há também o Grupinho do Saber, onde oferecem aulas de reforço para crianças e no CRAS são oferecidas aulas de zumba.

A ONG já trouxe 70 intercambistas, devido a parceria com Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques ET Commerciales (AIESEC) que realizam trabalhos voluntários, como atividades administrativas ou desenvolvem atividades junto com as crianças. " É incrível, que em um tempo tão curto, eles fazem coisas maravilhosas, a ONG é muito organizada”, destaca Estefany Parada Ramon, intercâmbista e estagiária da Colômbia.

O temperamento dos alunos com a entidade são modificados, após ingressarem na instituição, segundo o professor de voleibol, Allysson Anselmo Pereira, pois além de educar, oferecem diversas atividades para ocupar e preparar os alunos para a rua. 

Objetivos

" Nós não tiramos as crianças da rua, preparamos elas para irem paras as ruas”, destada de Santi. Segundo ele, o objetivo principal da ONG é a educação não formal ou educação social. A educação não é formal, mas tem planejamento, estrutura e toda organização da educação formal, onde a proposta é que as crianças possuam uma educação formal em um período, e no outro, possam escolher a atividade que queiram fazer. Na área da educação social, visam ajudar as pessoas.

A ONG realiza seus trabalhos por profissionais voluntariados onde a única recompensa é o prazer em ajudar o próximo, e perceber a diferença disso na vida de cada criança participante da entidade, literalmente pode ser considerado um projeto de “formiguinhas". Como afirmou Nelson Mandela: “ Uma pessoa é apenas uma pessoa por causa de outras pessoas.”.

Publicada em 16/5/2017 às 21h50.
                                                                                           



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/