202101262118

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Site inova na divulgação cultural em São Carlos

Por: GUSTAVO MIGUEL CURVELO

11/04/2017

Culturalmente, São Carlos (SP) conta com uma infraestrutura composta pelo Teatro Municipal “Dr. Alderico Vieira Perdigão”, casas de espetáculos e bares, dos mais variados gêneros, que ditam a tônica cultural no munícipio. Entretanto, são comuns as apresentações com baixa divulgação, pequenos públicos e, até mesmo, ouvir da própria população lamentações de que só ficou sabendo de determinado evento após sua realização.

Dada a situação, a jornalista Sarah Mascarenhas resolveu inovar. Baseado em sua trajetória de vida totalmente ligada à cultura, como ela mesmo enfatiza, a profissional da comunicação criou, pouco após o término de sua graduação, em 2011, o site RodaMob (www.rodamob.com.br). 

Segundo a jornalista, “a ideia de criar o portal foi de ser uma central de informações sobre a cultura local, disponibilizando uma agenda de eventos, um guia de artistas e espaços que promovem cultura, pois são muitos eventos que não tem espaço na imprensa local e a frase : 'nossa nem fiquei sabendo desse show ' era muito comum", relata Sarah.

Com o site, os produtores culturais ganharam a possibilidade de divulgar gratuitamente suas atividades em um portal voltado prioritariamente para a população são-carlense, viabilizando também, ao internauta, a unificação das informações em um único espaço. Não suficiente, a própria autora também realiza entrevistas periódicas, complementando o conteúdo.

“O site conseguiu ser o que se propôs. O internauta, leitor ou usuário final tem acesso a uma imensidão de atividades ligadas a cultura. Além disso, participamos de dois programas de rádio, um programa na TV local e temos parceria com diversos sites de notícia. Conseguimos alcançar um público satisfatório”, celebra.

“Por outro lado, a proposta era que as casas [de eventos] se preocupassem mais em enviar as informações para nós do que o contrário, mas é notável a preocupação destas com uma divulgação exclusiva. Os donos consideram ruim estar sendo divulgado com seus concorrentes”, discorre a jornalista.

Lacunas

De acordo com Sarah, o RodaMob ganha destaque também em função do pequeno espaço disponibilizado pela imprensa tradicional com relação à cultura, bem como a abordagem trazida por meios digitais.

“Fui editora de cultura em um jornal impresso da cidade e lá a prática era divulgar, por exemplo, os shows no dia que eles acontecem, mas nunca com cobertura, e este espaço para falar de cultura é restrito também nas páginas dos bares no Facebook. Assim, de certa forma, atuamos também como assessor de imprensa, pois há veículos que utilizam o portal em busca de pautas de cultura”, relaciona.

E, para o futuro, a ideia é expandir ainda mais a utilização tecnológica e a área de atuação. “Nosso plano é ter um aplicativo e um programa no formato boletim para rádio. Pensamos também em tornarmos a abrangência regional, mas por enquanto são apenas planos”, conclui.

Publicada em 11/4/2017 às 9h44.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI