[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara se prepara para as comemorações de seu bicentenário

Por: IGOR EMIDIO DA HORA SILVA

28/03/2017

Araraquara (SP) celebra neste ano seu bicentenário e, com isso, desperta o sentimento de orgulho e esperança de seus moradores. Além de suas admiráveis paisagens encantadoras, a cidade tem muitos marcos históricos como, por exemplo, a Estrada de Ferro e a reinauguração da Arena da Fonte,entre outros.

Algumas personalidades do cenário nacional nasceram em Araraquara como a ex-primeira dama Ruth Cardoso (19/09/1930-24/06/2008) que era esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o produtor de cinema Herbert Richers, além da visita do ilustre filósofo francês Jean Paul Sartre em 1960.

Com aproximadamente 228 mil habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE- 2015), Araraquara é um dos municípios mais populosos da região central. Orgulho é o que não falta para a população araraquarense.

Morador do bairro Altos do Pinheiros o monitor de viagens e recreador Jonas Rodrigues,19, disse que sente orgulho de ser cidadão araraquarense: "Qualidade de vida, tranquilidade e sensação de estar perto de amigos e família é muito bom; e acho que é pelo fato de estar viajando para grandes cidades, que faz com que eu valorize muito essa cidade onde nasci e cresci", afirma. "Resumindo, sou araraquarense com muito orgulho, tenho orgulho de falar para os meus amigos que sou oriundo dá Morada do Sol", completa. 

Cansada da vida corrida na capital, a baiana Marta Maria,44, mora em Araraquara há 17 anos e não pretende se mudar da cidade: "Nasci em Paulo Afonso (BA), mas fui criada em Maceió (AL), me mudei para São Paulo capital com 19 anos, e decide me mudar para o interior em 2001, porque uma irmã já morava aqui, desde então nunca mais sai daqui.", diz.

Araraquara cresceu muito rápido com o passar do tempo, trazendo alguns problemas na sua infraestrutura, como observa o vendedor araraquarense Daniel Oliveira, 29.  “ É uma cidade que cresceu muito em pouco tempo. Porém, o progresso não acompanhou o crescimento da cidade, a demanda de gente chegando aqui foi muito maior do que a evolução da cidade, digo pelo fato de quando criança ela era conhecida como a cidade mais limpa, mais arborizada. Entretanto, hoje em dia, esse título fica bem longe, praticamente na parte da limpeza que não tem mais garis e é uma cidade que pode crescer muito, pois está no centro do estado de São Paulo. Tenho orgulho de ser araraquarense, gosto da cidade e é uma cidade que desde criança na creche ensina a você amar a cidade, a aprender a cantar o hino da cidade”, destaca.

A prefeitura de Araraquara lançou uma campanha para escolher o logo oficial da festa. Foram classificados três logos para votação popular, o que tiver o maior número de votos será escolhido para ser o logo oficial. A votação está disponível no site da prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br). Ainda, de acordo com informações da prefeitura, está em planejamento as comemorações do bicentenário e em breve será divulgado.

Publicado em 27/03/2017 às 21h47.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/