[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Ergonomia exerce importância no ambiente de trabalho

Por: MIRIAN RAMOS PEREIRA

28/03/2017

A norma regulamentadora que traz a importância da saúde e qualidade de vida, visa o desenvolvimento de técnicas e produtividade do trabalhador, oferecendo conforto e prevenção de acidentes no trabalho. A ergonomia, por exemplo, tem uma importante relação ao homem e suas ferramentas de trabalho, com o objetivo de se preocupar com a eficiência dos dois em conjunto: tanto para o homem com suas tarefas sendo feitas com eficácia, como para suas ferramentas que são utilizadas sem que aconteça algum tipo de problema. 

Em relação ao trabalhador, são feitas diversas atividades como a ginástica laboral aplicadas por um educador físico, visando melhorar o bem estar e a diminuição de seu cansaço, evitando lesões corporais.  São propostas em um determinado horário, pausas para essas atividades.

Na ergonomia são feitas também  as Análises Ergonômicas do Trabalho (AET’S), que contam com fisioterapeutas do trabalho com especialização, para que possam verificar se a lesões no trabalhador foram causadas pelos movimentos feitos em seu expediente. Nestas análises, podem ser descobertos vários tipos de doenças e lesões causadas pelo trabalho, como, por exemplo,o ''LER", que nada mais é do que esforços repetitivos causados pelo expediente, como trabalhos em pé que provocam esforço físico, manuseios de carga, etc.

Em Araraquara (SP), a fisioterapeuta do trabalho, Sabrina Suziti Losito, exerce sua profissão em uma consultoria em ergonomia e fala sobre sua importância: "A ergonomia pensa no bem estar do seu colaborador, trazendo benefícios e uma melhor qualidade durante a atividade do funcionário na empresa, consequentemente, reduz os índices de afastamentos, orientando onde pode haver riscos nos trabalhadores ou, até mesmo, em seus postos de trabalho’’.

Outro fisioterapeuta do trabalho e ergonomista, Murilo Pitondo,, também da mesma consultoria em ergonomia, em Araraquara, conta como se interessou pela área: ‘’Quando me formei, era uma área que estava começando. Ela me chamou a atenção, pois além de conhecer os processos e organizações de outras empresas, tinha o cuidado com a saúde do trabalhador, que é sempre o que gostei de fazer. A prevenção do trabalhador de se machucar, ou seja, cuidar antes que ele se machuque.'' 

As análises feitas pelos profissionais deste ramo, são compostas em várias partes:  desde o início das atividades dos funcionários, até a dificuldade descoberta pela mesma. Sendo assim, a análise afirma o que provoca a dificuldade das atividades dos funcionários.

Sua importância é extrema quando se trata de saúde e segurança do trabalho, pois além do bom investimento em seus trabalhadores, a ergonomia possibilita positivos a melhoria do bem estar operário, trazendo então, benefícios e resultados maiores para as empresas. 

Publicada em 28/03/2017 às 21h34.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/