Ageuniara

Escola do Legislativo acrescenta maior conscientização na população

Por: RICARDO FERREIRA DE BARROS

28/03/2017

A Escola do Legislativo foi instituída em Araraquara (SP)  através da lei nº 7964 de 12 de junho de 2013. Na Câmara Municipal, a escola atuou para formação dos novos vereadores, assessores e etc. “ Funciona como um trabalho de formação para aquilo que vamos viver”, afirma o vereador Rafael de Angeli (PSDB), atual presidente do projeto.

Para a população, de forma geral, é feita uma parceria junto às escolas da rede pública, onde os professores são formados para lecionarem política nas escolas a partir do 9º ano e, em sua maioria, as escolas possuem duas horas de aulas que procuram explicar e ensinar o que é o Legislativo, explicando o que é a política e o poder Legislativo .

“Procuram formar os jovens, para o amanhã, para quando se tornarem adultos, conhecer o que é a política, como funciona cada tipo dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário que, em grande maioria, não possuem muito conhecimento de como atua e funciona cada um dos poderes”, afirma Angeli.  E a escola, de acordo com ele, existe como instrumento de educar para levar maior conhecimento e de como funciona a politica de forma geral.

Ele está na presidência da Escola do Legislativo junto com a bancada jovem formada pelos vereadores Roger Mendes (PP) e Thainara Faria (PT). Eles estão junto ao presidente com a função de vivenciar o dia a dia da Escola do Legislativo como em buscar novas ideias, estar junto das palestras, das formações e etc. “Tem como função somar ideias para construir mais ações junto à escola”, declara Angeli.

Para ele, a sociedade civil trata a política como sendo uma atividade limitada somente a um poder, devido a nossa herança monárquica e, atualmente, é necessário que as pessoas entendam a importância do Legislativo. " Na nossa formação aprendemos que o Executivo é aquele que executa as leis, que o Legislativo  normalmente legisla as fases das leis e o Judiciário é aquele que fiscaliza o cumprimento das leis. O Legislativo também possui funções fiscalizadoras, além das legais, também é conferido se os serviços do executivo estão sendo cumpridos", afirma

Ainda, segundo Angeli, cabe ao vereador ouvir  também a população de maneira mais ampla, pois o prefeito acaba não tendo condições de ouvir todas as pessoas. " Os vereadores também têm a função de se estender a população com uma visão bem mais ampla do que é visão restrita do púbico. Esse também é um dos papéis da escola do Legislativo", destaca.

A Bancada  Jovem mostra a importância de se ter jovens para uma renovação da politica atual, como, por exemplo, mostrar como os jovens querem muitas pautas e mudanças na situação politica e econômica atual. E a Escola do Legislativo junto a esses novos jovens, tem como função educar cidadãos mais conscientes junto ao seu papel politico na sociedade que ele está ingressando.

Publicada em 28/03/2017 às 21h10.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/