Ageuniara

Alunos da Uniara aprendem a fazer comidas light e diet

Por: FLAVIO AUGUSTO DARINI

29/10/2003

Alunos do Laboratório de Técnica Dietética do Departamento de Nutrição da Uniara (Centro Universitário de Araraquara), aprendem a fazer pratos saborosos e saudáveis com menos açúcar, sal e gordura.

Engana-se quem acha que os diabéticos ou hipertensos não têm direito aos prazeres da boa mesa. É possível comer bem e manter a saúde com algumas adaptações.

No Laboratório os alunos aprendem a fazer preparações saudáveis, reduzindo açúcar, gordura, sal e outras substâncias que, em excesso, podem causar problemas ao organismo ou contribuir para os incômodos quilos a mais.

Os alunos estudam apenas os pratos para quem precisa diminuir as taxas de glicose ou colesterol. Os futuros nutricionistas têm que pesquisar para elaborar um bom cardápio para outros pacientes, como aqueles com intolerância ao leite, ao glúten ou à proteína animal.

Os estudantes precisam provar que realmente diminuíram os percentuais de sódio, lipídios, glicose ou outros elementos."Ao final do período letivo acontece a degustação de tudo que produziram", explica a coordenadora do curso Flávia Delacoleta.

Segundo ela, os freqüentadores da Uniara podem experimentar comidas regionais do tipo galinhada, arroz de carreteiro, pudim de tapioca e canjica, além de tortas salgadas, doces, tudo light e diet.

As pessoas interessadas em uma alimentação adaptada a algum problema de saúde ou mais magra pode procurar o Laboratório.

Os professores e alunos darão orientações sobre o que comer para a pessoa ganhar em qualidade de vida, sem abdicar das delícias da cozinha.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/