Ageuniara

Centro de Estudo de Línguas oferece cursos gratuitos em São Carlos

Por: TATHIANE FÁTIMA SOUSA

20/03/2017

O Centro de Estudo de Línguas (CEL) é referência no ensino de idiomas em todo o país. Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, surgiu em 10 de Agosto de 1987, com objetivo de proporcionar os alunos de escolas públicas estaduais oportunidades de aprender línguas estrangeiras modernas dando prioridade ao espanhol, tendo como carro chefe, o que até hoje prevalece.

Segundo a coordenadora do projeto em São Carlos (SP), Ana Silvia Soares Bassani, o projeto oferece cinco cursos de línguas: inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, sendo que o de japonês, exclusivamente em São Paulo (SP). Os cursos são adotados nas escolas das cidades do Estado de São Paulo, tendo apenas prédio próprio em Piracicaba (SP) e na grande São Paulo. Em São Carlos, são oferecidos na escola estadual "EE.Dr.Álvaro Guião", atendendo alunos de qualquer escola estadual.

Para a professora de inglês do projeto, Daniela Lopes Erlo, os alunos além de ampliarem seus conhecimentos, estudam novos idiomas com profissionais qualificados que estão sempre à disposição para que possam interagir com outras culturas. Há um diferencial nas aulas do CEL em relação às outras instituições, os alunos aprendem de maneira lúdica e interativa, sempre prevalecendo o enriquecimento cultural.

Ana, afirma que os cursos são “uma luz no fim do túnel” para crianças e jovens que querem uma qualificação melhor, mas não possuem condições de pagarem uma escola de línguas particular. Os cursos oferecidos são totalmente gratuitos. ‘’O CEL é uma opção, a maioria da sua clientela são alunos de periferia”, afirma.

A maior dificuldade enfrentada pelo projeto atualmente é a redução dos gastos, como o projeto é custeado pelo governo, o corte nos gastos e a falta de verbas refletem automaticamente no mesmo. Antigamente o projeto oferecia intercâmbios para alunos, hoje por conta da crise infelizmente encerraram-se.

Daniela acredita que a interação com outras escolas da cidade é muito gratificante e importante, a troca de experiências entre os alunos é algo incrível. Além dos eventos educacionais em línguas, o projeto oferece eventos com objetivo em orientar os alunos no exercício de cidadania, ou seja, além de oferecer cursos, orienta alunos sobre as diferentes culturas existentes no mundo e o papel de cada aluno como cidadão.

Publicada em 21/03/2017 às 21h08.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/