202101170602

mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto Cultural transforma vida de jovens de São Carlos

Por: TATHIANE FÁTIMA SOUSA

12/03/2017

O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro, idealizado há 21 anos pelo governador Mário Covas na cidade de São Paulo (SP). A coordenadora do pólo de São Carlos (SP), Fábia Lima Freitas Souza, revela que o projeto trabalha com cursos de iniciação musical  visando a preparação dos alunos para a vida.” O projeto possui 410 pólos de ensino distribuídos por todo o Estado de São Paulo, dentre eles, o pólo regional presente na cidade de São Carlos".

Segundo ela, o projeto possui um atendimento universal, visando diversas formas de oportunidades para os alunos, dentre apresentações, empréstimo anual de instrumentos, isenção de taxa de matrícula ou mensalidade, ou seja, cursos musicais totalmente gratuitos e, até mesmo, intercâmbios em países como Noruega e Moçambique para ex-alunos.

Para Sara Sena de Jordão, de 14 anos,  que é aluna de clarinete do projeto, o Guri ensina muito sobre música e ela pode perceber que “a vida em si é uma música”. Com o projeto, sua vontade de ser musicista só aumentou. Além das oportunidades, o projeto auxilia culturalmente e socialmente, principalmente, por oferecer contato de intercâmbistas e influenciar alunos do projeto, como a própria aluna.

O professor de Trombone Jasiel Maurício percebe a evolução dos alunos do projeto quando eles chegam sem saber tirar som do instrumento. Ele observa que, com o decorrer do tempo, esse cenário muda. " Quando passam a conhecer o instrumento, possuem até um senso crítico maior".

Pelo lado temperamental, as aulas coletivas ajudam bastante nas evoluções, uma vez que os próprios alunos interagem entre si, pensam e colaboram com o outro, deixando de ser ou pensar no individual.“ Quando começam o curso é perceptível a timidez e a vergonha para os colegas. Mas com o passar do tempo, a amizade e o contato social nas aulas transformam esse fato”, completa.

Fábia ressalta o quanto é gratificante ouvir dos pais dos alunos que “até que enfim meu filho conseguiu fazer uma coisa gratuita de qualidade”. “O objetivo do projeto Guri, atualmente, é trabalhar com gerações e informação, o ensino de canto e instrumentos é a nossa ferramenta para chegar no desenvolvimento humano, que é o objetivo do projeto, preparar esses alunos para a vida", finaliza.

Publicada em 14/3/2017 às 21h45.

 

 



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI