Ageuniara

Programa "Escola da Família" é sucesso em Araraquara

Por: ALESSANDRO LUIZ BOCCHI

30/10/2003

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em parceria com a Unesco (Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e o Instituto Ayrton Senna lançaram, em 16 de agosto de 2003, em São Paulo e no interior paulista, o programa "Escola da Família" que nos fins de semana oferece entretenimento e lazer aos alunos das escolas estaduais e a comunidade em geral.

O projeto é composto por atividades esportivas, jogos e cursos de capacitação profissional. As dependências de 6.000 escolas em todo estado são abertas aos sábados e domingos das 9h às 17h, período em que professores, bolsistas e voluntários organizam e ministram as atividades.

A supervisora do programa em Araraquara, Luciane Moreno, garante que as escolas estaduais participam do projeto, sendo a interação da comunidade com a escola o principal objetivo a ser conquistado.

Segundo a supervisora, o sucesso do programa está associado à variedade de cursos e principalmente a boa vontade de voluntários que participam de todo o planejamento.

Devido à localização e disponibilidade de transporte, as escolas de bairro recebem um maior número de visitantes. Para Maria Tereza, diretora da escola "Profº José Roberto de Pádua Camargo", os alunos da zona rural dificilmente participam do projeto devido à distância entre suas residências e a escola, já que nos fins de semana a prefeitura não fornece transporte escolar.

Segundo a diretora, algumas atividades como o xadrez tem ajudado a melhorar a concentração e também a diminuição da ansiedade de alguns alunos que até então demonstravam problemas comportamentais.

Ela ainda lembra que, em média, 150 pessoas freqüentam a escola no fim de semana. "Dependendo do curso a procura aumenta".

Celso Luis Fermino, aluno da escola "JBO" (João Batista de Oliveira) participa das aulas de computação. Para ele a informática é de fundamental importância, principalmente na realização dos trabalhos escolares.

O próximo objetivo da organização é o projeto "Operação Jovem", que será voltado para os alunos com idade entre 15 e 17 anos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/