Ageuniara

Boa Esperança do Sul luta por aparelho de mamografia

Por: ALINE BONAQUISTA MESSI

23/10/2003

Boa Esperança do Sul (SP), está precisando urgentemente de um aparelho para exames de mamografia, que custa por volta de US$ 70 mil dólares.

A necessidade foi avaliada pelas Mulheres do Diretório Municipal do PT, através de pesquisas, onde foi constatado que existem exames que chegam a demorar um ano para serem efetivados.

"A cidade tem uma cota de cinco exames por mês, que são feitos em Araraquara , sendo que neste mês a demanda reprimida, ou seja, a lista de pacientes em espera chegou à 93", afirma a enfermeira chefe Márcia Regina Marques Fiscarelli.

Com base nessas informações e pelo custo elevado do aparelho, as mulheres do Diretório Municipal do PT, representado por Cidinha Romano, o Prefeito Oswaldo Ferrari e o Diretor Municipal da Saúde Dr. Álvaro Antônio Baracat, encaminharam ofício ao presidente da Câmara Federal João Paulo Cunha.

Segundo Cidinha, o pedido se encontra no Ministério da Saúde. "Estamos esperançosos que nossos esforços dêem resultados devido a campanha que o próprio governo faz em combate ao Câncer de Mama".

De acordo com Hélio Lopes, assessor da presidência. "O Ministro da Saúde já foi comunicado, o projeto está passando por uma análise junto com outros 6.000".

Com a vinda do aparelho, terá também atendimento a cidade de Trabijú(SP) e será feito convênio com todas as cidades da região.

Através de dados pode-se afirmar que a ausência contínua desse exame tem como conseqüência às pacientes distúrbio psicológico e baixa da auto-estima.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/