Ageuniara

Lixo Solidário gera emprego à catadores de lixo

Por: DAIANA CRISTINA BENEDICTO

10/10/2003

O lançamento do projeto "Lixo Solidário" de Tabatinga(SP), aconteceu em 21 de setembro, no Centro Cultural .A abertura oficial foi feita pela prefeita Meire Izilda do Nascimento Mocheti.

O projeto "Lixo Solidário" está sendo desenvolvido pela prefeitura municipal com o objetivo de gerar empregos e melhorar a renda das famílias. "Este projeto oferece mudanças de hábitos em relação aos problemas ambientais", comenta a prefeita.

Segundo ela, o projeto visa a geração de renda e melhores condições de trabalho aos catadores de lixo da cidade. "Estes catadores foram resignados para serem os Agentes Ambientais", ressalta.

Os Agentes formaram uma associação, e serão responsáveis pela coleta, separação e comercialização do lixo reciclável. "O lucro resultante da venda do lixo será utilizado para o sustento dos 14 agentes", informa.

Segundo Benedito Prevato coordenador do projeto, o sucesso do projeto "Lixo Solidário" depende da ajuda da população e será necessário a solidariedade de cada cidadão para participar da coleta seletiva.

"O material reciclado será recolhido nas terças e quintas-feiras e será levado para um barracão onde passará por uma triagem e depois será vendido",explica.

A urbanista Maria Therezinha de Collo diz que a coleta seletiva traz muitos benefícios para a população, pois melhora a qualidade ambiental da cidade; promove a economia de energia e matéria-prima; reduz os custos de produção industrial; diminui a quantidade de resíduos que são enviados aos lixões, reduzindo os gastos públicos com a limpeza urbana."Cria postos de trabalho dignos, organizados e fixos aos catadores de resíduos",acentua.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/