[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Rádio Uniara FM 100,1 está temporariamente fora do ar para ajustes técnicos.

Em breve, toda a programação da rádio estará normalizada. Agradecemos a compreensão de todos os nossos ouvintes

Cordialmente,

Universidade de Araraquara - Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Projeto reúne mais de 1800 participantes

Por: MICHELE DELGATTI PELAES

10/10/2003

A nona edição do projeto "Rádio Cidadania" aconteceu,em Araraquara(SP), no dia 5 de outubro, na escola Caic do bairro Selmi-Dey.Cerca de 1800 pessoas estiveram nesta 9ª Ação do Projeto Rádio Cidadania da Cultura. A próxima ação acontece ainda neste mês, no próximo dia 26, no Parque São Paulo.

Segundo o coordenador, Francisco de Assis Bergamin o projeto foi idealizado pela Rádio Cultura Araraquara em parceria com a Prefeitura, que garante toda a estrutura.

"O objetivo foi orientar a população do bairro onde está instalado, fazendo vários tipos de atendimento, orientando e informando os cidadãos em suas principais necessidades e carências".

Segundo Bergamin cerca de treze mil pessoas já passaram pelos atendimentos do projeto que conta com muitos parceiros, como a Polícia Militar com a "Cidade Mirim", fazendo a educação das normas de trânsito, e do PROERD, um excelente programa de prevenção ao uso de drogas.

O Corpo de Bombeiros dá orientação para se evitar acidentes domésticos e noções de primeiros socorros, e quando possível, leva a Unidade de Resgate para atendimentos emergenciais.

A UNESP (Universidade Estadual Paulista) faz orientação para a prevenção das DSTs( Doenças Sexualmente Transmissíveis), reprodução humana e outras noções, com distribuição de preservativos, panfletos e revistas conseguidos juntos ao Centro de Referência do Jovem a Adolescente.

A Associação Araraquarense de Proteção dos Animais faz o cadastramento para a castração dos animais domésticos. O PAT(Posto de Atendimento ao Trabalhador) cadastra a mão-de-obra desempregada para a recolocação no mercado de trabalho.

A Guarda Municipal presta também uma série de orientações e a Liga Araraquarense de Combate ao Câncer ensina e realiza no local o auto-exame para detecção do câncer de mama, encaminhando para tratamento completo todos os casos suspeitos.

Superando expectativas, já 37 casos foram diagnosticados e estão sendo tratados, sendo realizadas até cirurgia quando necessário.

"Também contamos com o apoio de vários cursos da UNIARA, como a enfermagem, a fisioterapia, a biomedicina, a biologia, a nutrição e o direito",informa Bergamin Segundo Maria Curci Curti, presidente da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer “se identificarmos um caso de câncer de mama no decorrer de um ano e pudermos ajudar a tratar este caso, já valeu toda a dedicação e trabalho do ano todo”.

Além de todos os atendimentos o projeto, tem apresentações de música, teatro e danças, além da programação de cultura, esporte e lazer para as crianças e adultos.

O Projeto "Ruas de Lazer" da Secretaria de Esportes leva o divertido Futebol de Sabão, piscina de bolinhas, cama elástica e outras atividades coordenadas pelos orientadores da Fundesport.

Nesta atividade do CAIC do Selmi-Dey cerca de 600 crianças brincaram nas atividades de Lazer. Um total de 500 crianças brincaram aprendendo com a Cidade Mirim e o Proerd da Polícia Militar.

Foram feitos 150 exames e 75 encaminhamentos do Hospital de Olhos e 110 avaliações de peso e altura com orientações nutricionais com a Nutrição da Uniara.

Também aconteceram 250 aferições de pressão com a Biomedicina da Uniara e 100 crianças aprenderam sobre a reciclagem de papel com a Biologia da Uniara.

Foram feitos também 57 exames com 8 casos suspeitos de câncer de mama com a Liga de Combate ao Câncer e aconteceram 100 orientações com 60 cadastros para a castração de animais domésticos com a Associação de Proteção dos animais.

Foram cerca de 600 ações educativas de combate a dengue com a Secretaria de Saúde. Mil atendimentos pelo DAAE com orientações e consumo de água.

Houve ainda o atendimento e acompanhamento com orientações jurídicas do Escritório Experimental de Advocacia da Uniara.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/