Ageuniara

Artista retratra câncer de mama

Por: JOAO ANTONIO CASTRO

06/10/2003

"Mulheres em Alerta", tema da segunda mostra de esculturas e telas no Shopping Jaraguá de Araraquara(SP), da artista Pietra Verbena, revela ao público, o interior de um drama real, vivido pelas mulheres: o câncer de mama.

Papel machê e metal, são os elementos usados pela artista e que ganham forma e transmitem emoção em suas esculturas e telas

Em suas obras ela procura chamar a atenção em um ponto, no seio, que significa a raiz do câncer, dali alastra-se e toma conta do corpo, isso porque não se cuidou.

"Nunca fiz um auto-exame, e uma mamografia revelou um nódulo no meu seio, entrei em pânico, porque você ouve falar alguma coisa e pensamos no pior. Procurei dois médicos, o nódulo não era malígno, só que você fica com aquela preocupação", diz Pietra Verbena.

Pietra afirma que havia uma necessidade e uma vontade de fazer alguma coisa para alertar as mulheres sobre o câncer de mama e sacudir a sociedade e dizer que há um problema e tem que ser focado de maneira diferente e objetiva. "A conscientização de cada mulher e a prevenção é a solução do problema".

Para Pietra, o convite do Shopping Jaraguá e o apoio da Unimed, transformou o tema proposto no sinal de alerta que ela precisava para transmtir a sua mensagem.

"A reação que o público tem de início, é um impacto forte, depois as pessoas entendem e, em cada obra, tem um poema meu, que proporciona a compreenssão".

"Mulheres em Alerta" pede mais apoio à sociedade, porque falta informação e a mulher só percebe quando depara com o problema . "Isso acontece quando ela não faz o auto-exame, por medo de detectar alguma coisa e quando surge o câncer, pode ser tarde", comenta a artista.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/