Uniara Online

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

A Educação a Distância - EAD - teve seu início com cursos por correspondência, mas, hoje, a evolução tecnológica possibilita que todo o processo ocorra de forma mais rápida. O rompimento de barreiras geográficas e temporais é a principal vantagem da Educação a Distância. A EAD surgiu como uma modalidade de ensino dirigida a pessoas e/ou comunidades que não tenham condições de deslocamento ou acesso ao ensino presencial.

Uma das funções do processo de EAD é possibilitar a aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentando diferentes meios de comunicação e informação. Trata-se de uma metodologia de ensino que está cada vez mais acessível e tem a finalidade de atender à demanda educacional, aumentando o potencial didático-pedagógico dos alunos com horários flexíveis para aprendizagem.

A EAD surgiu como proposta de um processo de ensino-aprendizagem caracterizado pela separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo, sendo, o controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor, que se encontra distante. As ações do processo são caracterizadas pela comunicação entre alunos e tutores, sendo mediadas por documentos impressos, online ou outra forma de tecnologia.

O processo educacional é realizado com uso de plataformas para gerenciamento de cursos, programas que possuem características específicas para a organização e gerenciamento dos conteúdos e atividades avaliativas.

A Uniara está credenciada para ofertar cursos na modalidade a distância (graduação e pós-graduação Lato Sensu), por meio da Portaria nº 672 de 05/08/2014, publicada no Diário Oficial do dia 06 de Agosto de 2014.

Segundo o MEC, a Educação a Distância utiliza-se de vários meios de comunicação para aproveitar melhor o tempo destinado à aprendizagem. O aluno deve programar seu tempo de estudo e autoaprendizagem, pois todos os conteúdos das disciplinas ou cursos possuem um plano de aula previamente agendado e elaborado de modo a permitir o acompanhamento dos assuntos junto ao professor.

Por que estudar a distância?

No processo de EAD, você decide onde e quando deseja estudar. Essa é uma das grandes vantagens do ensino a distância. Recomendamos que você crie condições de acesso e dedicação aos estudos por 2 horas diárias.

Como será o estudo?

O material disponível para estudo semanal será acessível no ambiente virtual de aprendizagem. Nesse ambiente, o aluno terá acesso aos materiais de estudo, às atividades propostas, aos recursos de interação como fórum. O material fica disponível por um período de tempo e posteriormente será retirado da plataforma - por isso há necessidade de organização do tempo. Nesse material, você encontrará textos em arquivos para imprimir e ler sem estar conectado, porém, quando houver, recomenda-se assistir a vídeos curtos e explicativos que complementam o texto.

Como serei avaliado nas aulas Uniara Online?

As avaliações na Uniara online funcionam com critérios semelhantes aos do ensino presencial. Além de notas de participação e interação com os colegas, existem atividades avaliativas, individuais e em grupo, também com prazos estabelecidos para a sua conclusão. Nos cursos de pós-graduação lato sensu, o aluno realizará avaliações no ambiente virtual, com apenas um encontro presencial, ao final do curso, em que realizará avaliações presenciais referentes aos módulos que compõem o conteúdo programático.

Haverá momento presencial?

Sim, a pós-graduação lato sensu da Uniara requer a participação do aluno em um encontro presencial. No entanto, vale ressaltar que se trata apenas de 01 único encontro presencial, ao final do curso, que será agendado com antecedência - no núcleo previamente determinado, respeitando o andamento dos conteúdos e, normalmente, deve acontecer conforme o cronograma.

No curso de pós-graduação lato sensu, há necessidade de defesa de TCC?

Além das avaliações sistemáticas sobre os conteúdos, no momento da conclusão do curso, o aluno deverá defender o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Estudar a distância é como estudar no ensino presencial?

Estudar a distância exige muita dedicação, organização do tempo, determinação, perseverança, autonomia, domínio de leitura e de interpretação de textos e conhecimento sobre o uso de recursos de tecnológicos usados no processo: uso de email, navegadores de internet (IExplorer - FireFox - Google Chrome ou Safari), editor de textos, planilhas e player (Windows Midia Player ou RealPlayer). Na aprendizagem a distância, o próprio aluno determina o tempo de duração de seus estudos no dia e na semana. Esse tipo de aprendizagem (assíncrona = não simultânea) ocorre por intermédio de recursos de comunicação como Internet, e material impresso. A interação entre tutor e os alunos ocorre num intervalo de tempo não simultâneo.

Como é o certificado do aluno formado pela Uniara Online?

O certificado do curso realizado pela UniaraOnline é o mesmo certificado dos alunos formados em cursos presenciais.

Como devo proceder para resolver dúvidas? Devo enviar email para o tutor/professor?

O Núcleo de Educação a Distância - NEAD - da Uniara estará à disposição para auxiliar aos alunos. Havendo dificuldade técnica para acesso, você poderá entrar em contato com o NEAD pelo email ajudaonline@uniara.com.br. Caso sua dúvida seja sobre os procedimentos de avaliação e/ou tarefas e participação em fórum, você deverá entrar em contato com o tutor da disciplina.

Quais são os aspectos legais da EAD?

As vantagens da Educação a Distância têm sido a busca permanente da melhoria de ensino e o atendimento a uma demanda reprimida devido à indisponibilidade de cursos e programas com tempo flexível para o estudo. A adequação de horário e aprendizado interativo faz com que a educação a distância alcance grande significado no panorama atual da educação em nosso país. Essa metodologia de ensino também tem proporcionado melhorias em complementaridade à modalidade de educação presencial, especialmente no que se refere à relação tutor-aluno.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação que compõem a legislação brasileira do EAD, podem ser encontradas no site www.mec.gov.br.

O acesso ao curso ou disciplina na Internet ocorre através do Portal www.uniara.com.br/uniaraonline/. Uma vez acessado o portal, você deverá digitar seu login e senha como aluno para ser transferido diretamente ao curso em que está matriculado. Todo o conteúdo das unidades semanais é disponibilizado para o acesso em horários escolhidos pelo aluno, conforme a sua disponibilidade e organização pessoal.

É importante verificar a velocidade de acesso à internet, fator determinante na visualização de imagens e outras mídias que podem vir a ser disponibilizadas.

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N