EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

   

Deficiência Intelectual: Trabalho Docente e Inclusão Escolar - Pós-Graduação - Uniara Online (EAD)

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De acordo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a n. 9.394/96, a Educação Especial caracteriza-se como modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais. Assim, a rede pública de ensino deve acolher esses alunos, inserindo-os no convívio com as outras crianças e oferecendo-lhes as mesmas oportunidades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, os alunos com deficiência intelectual passam a integrar as instituições regulares de ensino.

A escola na perspectiva inclusiva reconhece a existência das diferenças entre os alunos nos processos educativos e preconiza a adoção novas práticas pedagógicas que possibilitem a participação e o progresso de todos em suas aprendizagens e desenvolvimento. Para que a inclusão seja algo efetivamente viável, é necessário, portanto, que o professor esteja preparado para lidar com a diversidade em sala de aula, estando apto a receber alunos com deficiência intelectual.

Considerando as especificidades do trabalho com os alunos com deficiência intelectual, o curso busca especializar os profissionais da área da educação para a atuação com esses alunos, contemplando conhecimentos necessários ao trabalho docente, de modo a subsidiar ações eficazes que podem contribuir para cumprimento efetivo da proposta da inclusão no âmbito escolar.

Módulo: Trabalho Docente na sala de aula e seus aspectos constituintes (110h)

  • Abordagens teóricas dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A didática e o currículo na organização do trabalho docente;
  • Planejamento e avaliação dos processos de ensino e aprendizagem;
  • A diversidade na sala de aula: o papel do professor na educação inclusiva;
  • As pesquisas sobre trabalho docente e suas contribuições;
  • A importância da formação continuada do educador no contexto atual.

Módulo: Trabalho docente e educação inclusiva (110h)

  • Direitos da Criança e do Adolescente;
  • A escola na perspectiva inclusiva;
  • As dificuldades de aprendizagem e as barreiras socioeducativas;
  • O desenvolvimento neuropsicomotor;
  • Identificando as deficiências de aprendizagem;
  • Conceituando problemas, dificuldades e distúrbios de aprendizagem;
  • O professor em uma escola para todos: desafios da atualidade.

Módulo: Deficiência Intelectual: o trabalho docente na perspectiva inclusiva (110h)

  • Deficiência Intelectual: definição, causas, prevalência e prevenção;
  • Deficiência Intelectual: aspectos do desenvolvimento biopsicossocial;
  • O atendimento educacional especializado aos alunos com deficiência intelectual;
  • Deficiência Intelectual: implicações para uma prática pedagógica inclusiva;
  • Currículo escolar e avaliação no atendimento aos alunos com deficiência intelectual;
  • Recursos didáticos na inclusão dos alunos com deficiência intelectual;
  • Relação escola, família e comunidade no atendimento aos alunos com deficiência intelectual.

Módulo: Metodologia de Pesquisa e Didática de Aula (30h)

  • Metodologia do Trabalho Científico;
  • Unidade 2: Projeto de Pesquisa;
  • Prática do Ensino Superior.

Professora Dra. Luciene Cerdas

É Doutora em Educação Escolar/UNESP-Araraquara, na linha de Formação do professor, trabalho docente e práticas pedagógicas.

Mestre em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Possui Graduação em Jornalismo pela UNESP/Bauru e Graduação em Pedagogia pela UFPR.

É tutora Virtual do curso de Pedagogia a Distância da UAB/UFSCar. Atua, também, como Coordenadora Pedagógica do NEAD - Núcleo de Educação a Distância da Uniara, e como Coordenadora dos cursos oferecidos pela Instituição na área da Educação.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2166402724998295
E-mail: lcerdas@uniara.com.br

O docente nem sempre está preparado para lidar com uma situação que foge daquilo que é considerado “normal” no ensino. A inclusão das crianças portadoras de deficiência com deficiência intelectual, na rede regular de ensino coloca-se como um desafio recente da atuação desse profissional. Cada vez mais, é necessário que o professor se prepare para atuar neste quadro que merece uma atenção especial, já que a escola é o lugar do desenvolvimento pleno da cidadania e do respeito à diversidade.

O curso é uma oportunidade de complementação à formação inicial (graduação), preparando o estudante para atuação no ensino superior. Contribui ainda para a progressão e aumento salarial na carreira profissional e contagem de pontos em concursos públicos. Oferece-se aos profissionais um diferencial no mercado de trabalho, cada vez mais exigente: uma possibilidade de atualização, aperfeiçoamento e evolução na carreira tanto acadêmica quanto profissional na área da Educação.

Público-alvo
Graduados em Pedagogia, Graduados em Licenciatura Plena em outras áreas do conhecimento, além de outros profissionais graduados e interessados na Docência de Ensino na Área de Educação.

Matricule-se

Prazos:

Duração do curso: de 12 meses (disciplinas) e mais 3 meses (TCC)

Início das aulas: Março de 2015

Investimento:


  • 16 parcelas de R$ 239,00

Descontos especiais para matrículas antecipadas (1º Parcela).

  • R$ 119,50 (desconto de 50% na matrícula realizada até 22/12/2014)

Ligue 0800 55 65 88 para ter mais informações sobre os descontos.

Vencimento das parcelas (exceto a matrícula) a partir de 15/04/2015

Bolsas de Estudo:

- Descontos para ex-alunos da Uniara;
- Descontos para funcionários (e dependentes) de entidades conveniadas;
- Unibolsa - Programa de Bolsas da Uniara.

Confira aqui a relação da empresas conveniadas.

Mais informações:

Telefone:
Ligação gratuita: 0800 - 55 65 88
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

E-mail:
Dúvidas quanto ao curso: atendimentoead@uniara.com.br.

Endereço:
Centro Universitário de Araraquara – Uniara
Rua Carlos Gomes, 1338 – Centro – Araraquara/SP.
Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado das 8h às 12h.

 

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