Revista Uniara

edições anteriores

imagem da Número 19, 2006 Número 19, 2006



Artigos e Ensaios


Uma Abordagem Bayesiana na Análise de Dados Longitudinais Obtidos por Amostragem com Reposição

Davi Casale Aragon, Adriana de Fátima Lourençon, Eliza Omai, Jorge Alberto Achcar, Edson Zangiacomi Martinez

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O objetivo deste estudo é mostrar a aplicabilidade de um modelo Bayesiano,

proposto para a análise de um conjunto de dados médicos longitudinais com

uma estrutura não usual. Um único indivíduo pode vir a participar da pesquisa mais de uma vez e, a cada participação, dados clínicos e laboratoriais podem

classificá-lo em um dentre quatro grupos de interesse. Tal experimento foi

assim delineado por utilizar uma população restrita (pacientes submetidos a

transplante de medula óssea). Observa-se que o modelo proposto mostrou-se

uma importante ferramenta para a análise destes dados.

Palavras-chave: Modelos de Efeitos Aleatórios; Dados Longitudinais; Amostragem com Reposição; Análise Bayesiana.


Avaliação Laboratorial de Anticorpos Contra o Vírus da Hepatite C em Voluntários Imunizados contra a Hepatite B

Elaine Cristina De Santana Garcia, Renata Dellalibera-Joviliano

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: Considerando que (1) após a imunização contra o HBV é possível detectarmos

níveis séricos de anti-HBc e anti-HBSag, (2) a infecção pelo HBV ocorre,

principalmente, através de contato sexual, sendo mais freqüentemente associada com os vírus das hepatites tipos A, B, C e Delta com evolução para doenças hepática crônica e (3) a definição do agente infeccioso responsável pela hepatite C (diagnóstico etiológico) é dada através da investigação do marcador sorológico Anti-HCV, este trabalho apresentou como objetivo investigar, através de ensaio de ELISA, a possível reação cruzada de anticorpos contra o vírus da Hepatite C em voluntários imunizados contra a Hepatite B. Assim, neste estudo,selecionamos 20 voluntários(ambos os sexos) imunizados contra o vírus da hepatite B e que relataram não serem portadores do vírus da hepatite C. Em amostras de soro, foi realizada, através de ensaio imunoenzimático (ELISA), a pesquisa de anticorpos IgM contra o vírus da hepatite C. A análise laboratorial revelou que todos os voluntários selecionados não foram capazes de produzir anticorpos contra o vírus da hepatite C quando submetidos à imunização contra o vírus da hepatite B. Este estudo mostra que a imunização contra o vírus da hepatite B realizada na Rede Pública de Saúde é,exclusivamente, capaz de produzir resposta imune humoral somente contra este agente viral e não permite a estimulação de anticorpos inespecíficos.

Palavras-chave: Hepatite B; Hepatite C; Imunização.


Mapeamento Epidemiológico Das Parasitoses Intestinais Em Seis Bairros Do Município De ARARAQUARA/SP

Viviane Ferre de Souza, Gisele de Lucca, Fernanda de Freitas Anibal

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: No Brasil, grandes inquéritos coproparasitológicos foram realizados até a década de 70. Nos últimos anos, contamos apenas com trabalhos isolados, que nem sempre podem ser comparados. Entretanto, nas regiões com infra estrutura urbana deficiente, os inquéritos mostram que grande parte da população residente encontra-se parasitada (Gross et al., 1994: Santana et al., 1994).

O estudo epidemiológico de quaisquer parasitas intestinais proporciona diversas informações, especialmente quanto à insalubridade do meio, nível e extensão do saneamento básico de uma região e também quanto aos hábitos higiênicos da população em estudo. Desta forma, neste estudo tivemos como objetivo caracterizar a incidência de parasitoses intestinais em moradores de seis bairros do município de Araraquara/SP.

Nossos resultados demonstraram a grande incidência de parasitas intestinais.

A Endolimax nana foi o parasita intestinal mais encontrado. Embora não sendo patogênico, sua existência revela a exposição destas pessoas a contaminantes fecais. A Giardia lamblia foi o parasita intestinal patogênico mais encontrado.

Houve similaridade de acometimento das parasitoses tanto no sexo feminino

quanto no masculino. O bairro Selmi Dei obteve o maior índice dessas

parasitoses, caracterizando-se como o bairro de maior preocupação para saúde

pública do município de Araraquara/SP.

Palavras-chave: Parasitoses Intestinais; Bairros do Município de Araraquara/SP; Parasitas


Acidentes Com Material Biológico Potencialmente Contaminado,Envolvendo a Equipe De Saúde De Um Município Do Interior Paulista

Nayara Frais de Andrade, Renata Karina Reis

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O presente estudo, de caráter retrospectivo, realizado em um Serviço Especial de Saúde, objetivou caracterizar os acidentes com material biológico entre a equipe de saúde. Os resultados evidenciaram que, das 113 notificações, 58% acometeram os trabalhadores da enfermagem. As situações mais freqüentes de ocorrência se deram na administração de medicamentos (13%) e, tratando-se do agente causal, a agulha com luz se sobressaiu com 53%. Ressalta-se que somente 41% dos profissionais utilizavam luvas.

Palavras-chave: Riscos Ocupacionais; Equipe de Enfermagem; Biossegurança.


Biossegurança Na Odontologia

Maria Valéria Argente Santos, Fabiana Bueno de Godoy Camos, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: A prática da odontologia abrange grande variedade de procedimentos, que podem incluir desde um simples exame clínico até uma cirurgia mais complexa.

Estes procedimentos geralmente implicam em contato com secreções da cavidade bucal como saliva, sangue, secreções purulentas, respiratórias e aerossóis. O risco de transmissão de patógenos importantes tem despertado grande preocupação devido ao risco de exposição do paciente, do profissional e da equipe odontológica. Assim, recomenda-se que precauções padronizadas sejam utilizadas durante a rotina de tratamentos odontológicos. Deste modo, realizou-se este estudo com o objetivo de abordar aspectos importantes no controle dos fatores de risco à infecção cruzada na prática odontológica.

Palavras-chave: Biossegurança; Odontologia; Saúde Ocupacional.


A Provisoriedade Do Conhecimento Científico: Uma Reflexão Sobre A Filosofia Da Ciência De Karl Popper

Fátima Siqueira Caropreso

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: A concepção de ciência de Karl Popper nos mostra que esta, embora indubitavelmente nos forneça um conhecimento muito mais seguro do que aquele do senso comum, jamais poderá alcançar um conhecimento verdadeiro, definitivo. A aspiração de verdade da ciência consiste em uma impossibilidade lógica e empírica, portanto, o conhecimento científico deve ser conhecimento falsificável e não falsificado, que se desenvolve a partir de um processo de eliminação de erros. O objetivo deste artigo é apresentar a concepção de ciência de Popper, o que parece se justificar por nos lembrar da provisoriedade das teorias científicas, em uma época em que há uma confiança muitas vezes ingênua nos dados científicos, principalmente nos meios não acadêmicos.

Palavras-chave: Filosofia da Ciência; Popper; Conhecimento; Indução; Falsificação.


Reflexões Sobre A Categoria Identidade Através De Uma Perspectiva Interdisciplinar

Wilson José Alves Pedro

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O presente artigo tem por objetivo realizar algumas reflexões sobre a categoria identidade através de uma perspectiva interdisciplinar. A partir das discussões sobre Identidade na perspectiva desenvolvida pela Psicologia Social Brasileira Contemporânea, apontam-se características e a emergência de preocupações interdisciplinares. Nesta tendência, a Psicologia Social, Ciência Social, desde seus primórdios, desenvolve-se a partir da necessidade de explicar o comportamento social, à medida que a sociedade foi se tornando mais complexa e heterogênea. Sua preocupação chave continua sendo como compreender e relacionar indivíduo-sociedade. Analisam-se algumas das contribuições de pensadores contemporâneos – Woodward e Sousa Santos.

Palavras-chave: Produção de Conhecimento; Identidade; Interdisciplinaridade.


Consórcio Intermunicipal Central Paulista Brasil – Itália, A Experiência De Desenvolvimento Da Terceira Itália E A Realidade Da Região Araraquara - São Carlos: Questões Para Reflexão

Helena Carvalho De Lorenzo

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O artigo discute a formação do Consórcio Intermunicipal Central Paulista Brasil – Itália, constituído pelos municípios de Araraquara, Ibaté, Gavião Peixoto, Ribeirão bonito e São Carlos. Foi organizado nos quadros do “Acordo de Cooperação entre as regiões italianas do Marche, da Toscana, da Úmbria, da Emilia Romagna e o Governo da República Federativa do Brasil” e do projeto “Percurso de Colaboração para a Implementação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Local Integrado entre Regiões”. O contexto de referência da discussão proposta é a viabilidade de implementação de políticas públicas de âmbito local e regional na região mencionada, afinadas com a experiência da Terceira Itália. Discute as dificuldades da utilização de modelos pré-concebidos, bem como as potencialidades e limites para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional.

Palavras-chave: Desenvolvimento Regional; Desenvolvimento da Terceira Itália; Região Araraquara – São Carlos; Consórcio Intermunicipal.


Eficiência Relativa De Empresas Do Setor Atacadista/Distribuidor No Brasil

Ana Paula Souza, Oscar Tupy

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O setor atacadista/distribuidor tem apresentado atualmente um considerável crescimento, devido ao aumento dos pequenos varejos espalhados por todo o país. Introduzido pelos imigrantes europeus, mais especificamente os portugueses, na década de 50, o setor atacadista /distribuidor fortaleceu-se na década de 90, passando por três fases distintas em relação às vendas. A primeira corresponde ao período de 1991 a 1996, época em que a atividade cresceu, significativamente, cerca de 41%, reagindo positivamente à transição e valorização da moeda nacional; a segunda foi de 1996 a 2001, marcada pela estabilidade; já a terceira, de 2002 a 2004, evidencia-se pela volta de crescimento de 31,4%. Este trabalho refere-se a uma análise da eficiência relativa (técnica e de escala) de uma amostra de empresas do setor atacadista /distribuidor no Brasil, utilizando-se dados publicados na Revista Distribuição – Ranking 2005. A eficiência relativa foi avaliada pelo método Data Envelopment Analysis – DEA. Os resultados do trabalho mostraram que o nível de eficiência técnica foi em média 66,3 %, sinalizando às empresas a necessidade de reavaliar cuidadosamente as suas estratégias de gestão, uma vez que, níveis elevados de ineficiência técnica significam uso em excesso de ativos, cujos custos poderão, se repassados ao varejo, elevar os preços dos produtos. Além disso, empresas ineficientes são menos competitivas no mercado.

Palavras-chave: Setor Atacadista/Distribuidor; Eficiência Produtiva; Eficiência Técnica.


O Desempenho Das Exportações Brasileiras Frente Aos Mecanismos De Financiamentos Entre 1995 E 2005

Nasaré Vieira Nogueira, Paula Roberta Velho, Jorge Alberto Achcar

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar as principais variáveis que afetam o comportamento dos exportadores brasileiros levando-se em conta o dinamismo econômico mundial, o custo Brasil, as flutuações cambiais, as taxas de juros e

principalmente o recente desempenho das modalidades de financiamentos

públicos e privados.

Palavras-chave: Comércio Exterior; Mecanismos de Financiamento; ACC; ACE; BNDES; Taxa


Desenvolvimento Social,Democracia e Culturas Criminosas Na Região De Fronteira: O Caso De Coronel Sapucaia (Brasil) E Capitan Bado (Paraguai)

Aparecido Francisco dos Reis, Elvis Patrick Moraga Silveira, Josemar Campos Maciel

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: Este artigo examina as relações entre o desenvolvimento social, a democracia e as culturas ligadas à violência na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O tema é abordado de maneira compreensiva, pois se acredita que esses elementos interagem não apenas localmente, mas também em escalas nacionais e mundiais ainda não muito bem delineadas. No caso analisado, é possível identificar alguns tipos de culturas criminosas desde a violência doméstica, passando pelo narcotráfico e por suas relações com o Estado de Direito, demonstrando que as fronteiras entre o ilegal e o legal no estágio atual do jogo democrático constituem formas contemporâneas de entendimento das relações entre as redes sociais criminosas e o Estado-Nação.

Palavras-chave: Violência; Cultura; Redes Sociais; Estado-Nação.


Teorias Da Comunicação: As Correntes Teóricas No Estudo Da Comunicação De Massa

Renato de Campos

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: Trata-se de um artigo desenvolvido a partir de uma pesquisa de caráter exploratório e bibliográfico, cujo objeto de estudos foi a Comunicação de Massa e as diversas correntes teóricas que se desenvolveram a partir do século XX; as quais lançaram luzes ao estudo do fenômeno.

Palavras-chave: Comunicação de Massa; Teorias da Comunicação.


Dificuldades No Processo De Alfabetização: Uma Questão Metodológica

Dirce Charara Monteiro, Luciana Rueda Sborowski

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar o papel da variável metodológica em crianças que apresentaram dificuldades na fase inicial do processo de aquisição da escrita.Trata-se de uma proposta de intervenção, desenvolvida em uma escola pública, com crianças participantes de um grupo de reforço, utilizando, ao invés do método global adotado pela escola, uma metodologia alternativa que partisse das partes para o todo, o método fônico. Dentre os resultados obtidos, alguns merecem destaque: a) o material adotado deve ser considerado apenas uma das variáveis do processo pedagógico, no qual a atuação do professor e o apoio da equipe escolar têm um papel importantíssimo; b) o grupo de alunos que freqüentou regularmente o reforço escolar conseguiu superar grande parte das dificuldades inicialmente diagnosticadas.

Palavras-chave: Alfabetização; Método Global; Método Fônico.


Responsabilidade Civil Pelo Rompimento Do Noivado

Heitor Luiz Ferreira do Amparo, Adriana Brandini do Amparo, Aline Brandini do Amparo

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: O casamento quase sempre é precedido de noivado. O seu rompimento injustificado pode provocar danos, obrigando o responsável pela sua reparação em função do disposto no artigo 186 do Código Civil, e artigo 5º, X, da Constituição Federal.

Palavras-chave: Noivado; Rompimento; Dano; Responsabilidade Civil.


Aposentadoria Especial: Reflexões, Críticas E Perspectivas

Cristiane Aguiar da Cunha Beltrame, Giovanna Benneti de Freitas, Adriana Braz

Resumo (abstract) / Palavras-chave (keywords) - Texto na íntegra em PDF

Resumo: Este trabalho apresenta uma análise histórica, pautada pelo contraste político, social e jurídico do país, cuja contribuição formatou a evolução do beneficio da Aposentadoria Especial. Dentro dessa perspectiva, as dimensões são utilizadas como parâmetros de análise para avaliar a eficácia desse beneficio como instrumento de proteção à saúde do trabalhador e sua efetiva contribuição para o desempenho saudável das atividades laborais. Ao final, objetiva-se estabelecer o discernimento de que o modelo de proteção adotado no Brasil, em favor do trabalhador que exerce suas funções sujeito a agentes nocivos prejudiciais à sua saúde, ainda encontra-se muito defasado e necessita de uma nova lei, baseada em estudos científicos que possa tratar a questão com a seriedade que o caso requer para que se aproxime do modelo

desejável.

Palavras-chave: Saúde do Trabalhador; Aposentadoria; Agente Nocivo,


© 2014 - Uniara - Centro Universitário de Araraquara