Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Grupos de Pesquisa

O Mestrado Profissional em Educação: Processos de Ensino, Gestão e Inovação está enquadrado em dois grupos de pesquisa que visam ao estudo de práticas pedagógicas eficientes no processo de ensino.

O primeiro grupo, intitulado Formação docente e práticas pedagógicas, focaliza a formação e atuação do profissional da educação, com projetos de pesquisa voltados para a alfabetização, leitura e escrita; processos de ensino e de aprendizagem; avaliação da aprendizagem escolar; o trabalho com recursos didáticos, entendendo recursos de forma ampla de modo a incluir tecnologias de informação e comunicação, além de aspectos relacionados à saúde docente, tal como a utilização da voz pelo professor.

Não se pode falar em aluno e professor sem falar em escola, em sistema escolar e em política educacional. Sendo assim, o foco do segundo grupo de pesquisa, Organização e gestão de instituições educacionais, está na inserção desses agentes no processo educacional e na sociedade. A partir do estudo das políticas educacionais, o grupo explora a prática desenvolvida por gestores da área educacional, buscando investigar as repercussões, nos diferentes ambientes educativos, tanto da formação inicial dos profissionais da Educação quanto dos novos indicadores educacionais.

É importante ressaltar que os dois grupos dialogam entre si. Ambos reúnem pesquisadores com vasta experiência em pesquisa educacional, sempre com o olhar voltado para a prática e a teoria por referência. Os grupos se preocupam com o distanciamento existente entre a teoria estudada na universidade e o exercício prático dos diferentes profissionais que atuam na área educacional. Desenvolvem pesquisas voltadas a abrir possibilidades de aproximação crítica e reflexiva entre teoria e prática, de modo a explorar o potencial educativo da escola e outras instituições voltadas à educação.

Nas pesquisas dos dois grupos existe a preocupação de trazer as várias vozes sobre as questões estudadas: a voz do professor, do coordenador, do diretor da escola, dentre outras, e de debater sobre elas à luz de diferentes referenciais teóricos.

Atualmente os grupos estão compostos principalmente por professores da Uniara e por alguns professores pesquisadores de reconhecida competência na área educacional que foram convidados a integrarem os grupos.

Formação Docente e Práticas Pedagógicas

  • Fábio Tadeu Reina (líder)
  • Dirce Charara Monteiro
  • Luciana Maria Giovanni
  • Maria Betanea Platzer
  • Maria Lúcia Suzigan Dragone
  • Maria Regina Guarnieri

Organização e Gestão de Instituições Educacionais

  • Ana Maria Falsarella (líder)
  • Alda Junqueira Marin
  • Darwin Ianuskiewtz
  • Edmundo Alves de Oliveira
  • Eládio Heredero
  • Luiz Carlos Gesqui
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/sobre/grupos-pesquisa/