202404180608

Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular para os Ingressantes desde 2014

O aluno de Mestrado deverá cumprir no curso:

  • 12 créditos em disciplinas obrigatórias;
  • 16 créditos em disciplinas eletivas;
  • 12 créditos em APPs - atividades programadas de pesquisa (participação em eventos, tais como: seminários, congressos, publicações, etc.);
  • 48 créditos relativos à elaboração da dissertação.

Integralização dos Créditos

O aluno deverá integralizar os créditos no prazo máximo de dois anos (24 meses).

Dos créditos listados acima o aluno poderá cumprir a seguinte porcentagem fora do Programa:

  • 8 créditos em disciplinas.

Tabela de Créditos, Aproveitamento e Qualificação

Estrutura do curso Quantidade Créditos
Disciplinas obrigatórias 3 12
Disciplinas eletivas 4 16
APPs - Atividades programadas de pesquisa - 12
Dissertação - 48

1 crédito equivale a 15 horas.


Disciplinas Obrigatórias

Nomes das disciplinas obrigatórias Carga Horária Créditos
Bases para elaboração de projetos de pesquisa 60h 04
Instituições educativas em suas múltiplas dimensões 60h 04
Dimensões da gestão educacional (Obrig. para a linha de Gestão Educacional) 60h 04
O ensino na educação básica (Obrig. para a linha de Processos de Ensino) 60h 04

Disciplinas Eletivas

Nomes das disciplinas eletivas Carga Horária Créditos
Alfabetização: desafios contemporâneos para o gestor e para o professor 60h 04
As diferentes dimensões da avaliação escolar 60h 04
Educação e direitos humanos 60h 04
Formação do educador. Avaliação das instituições educacionais 60h 04
Gestão educacional e formação de professores em serviço 60h 04
Gestão escolar na realidade brasileira 60h 04
Interações comunicativas na escola 60h 04
Novas tecnologias de informação e comunicação na educação 60h 04
Organização e gestão de sistemas educacionais 60h 04
Pesquisa e desenvolvimento de materiais e procedimentos pedagógicos 60h 04
Políticas públicas para a educação no Brasil 60h 04
Práticas e perspectivas de leitura e escrita em diferentes ambientes sociais 60h 04
Realidade escolar sob análise 60h 04
Situações de formação da equipe educacional 60h 04
Estudos sobre gestão educacional na realidade brasileira 60h 04
Diferentes dimensões da avaliação educacional 60h 04
Saberes e práticas docentes em diferentes componentes curriculares 60h 04
Fundamentos da educação inclusiva 60h 04
Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ppg/processos-ensino-gestao-inovacao/sobre/estrutura-curricular/

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI