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Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação

Histórico

O Mestrado Profissional em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, recomendado pela CAPES, tem forte ligação com o curso de Pedagogia, mas também com outras licenciaturas e eventualmente até mesmo com interessados oriundos de outros cursos que, à primeira vista, não estariam tão ligados à educação.

O curso de Pedagogia da atual Universidade de Araraquara - Uniara foi criado no início da década de 1970, conforme já enunciado pela criação da Faculdade de Educação. Num curto período de tempo - de 2001 a 2006 - transformou-se em Curso Normal Superior, formando exclusivamente professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Analisado por técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Pedagógicas (INEP), que o aprovou, recebeu a nota máxima do Ministério da Educação e Cultura pela sua proposta e pelas condições de trabalho. A partir de 2007, com as restrições legais para existência dessa modalidade de curso, a Uniara optou por voltar a oferecer, novamente, o curso de Pedagogia, com duração de 04 anos e mais oportunidades diferenciadas de formação. Ao longo das três últimas décadas a área de educação foi se fortalecendo com outras licenciaturas e cursos de outras modalidades após a graduação.

Atualmente, o curso de Pedagogia proporciona formação para magistério para Educação Infantil; para anos iniciais do Ensino Fundamental; para os cursos de ensino médio, modalidade Normal (modalidade essa ainda existente em algumas regiões do país); para Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e para outros trabalhos para os quais sejam necessários conhecimentos pedagógicos, sempre conforme a legislação em vigor. Conta com corpo docente qualificado constituído de mestres e doutores e vem aprimorando, cada vez mais, a formação oferecida a seus mais de 200 alunos. Além das atividades regulares, oferece aos alunos projetos de Extensão e Iniciação Científica com o Programa de Bolsas PIBIC, do CNPq, ou sem auxílio financeiro, tendo institucionalizado a Coordenação de Iniciação Científica desde 1999. Na esfera docente, em 2003, foi criado o Centro Integrado de Estudos e Pesquisas da Uniara, significando o marco da institucionalização da pesquisa científica pelo corpo docente, que já vinha atuando nessa esfera, anteriormente, em quase todos os cursos de graduação. Com tal medida, foram estabelecidas as condições institucionais para a investigação pelo corpo docente acrescida da criação de uma Comissão de Pesquisa que, após mapear o potencial, verificou as possibilidades para criação de grupos de trabalho. A partir dessa época, foram criados 3 programas de mestrado, todos com ênfase na dimensão regional.

Assim é que, nos últimos anos, foram criados agrupamentos de professores pesquisadores na área de educação em dois eixos, a saber: Gestão Educacional e Processos de Ensino. Ambos os grupos têm atividades regulares há algum tempo, com projetos que contam com pesquisadores de outras instituições em um saudável e profícuo intercâmbio e produção, como será abordado posteriormente. Evidentemente, tais medidas, ao longo dos anos, foram criando o clima institucional para se atingir a meta da criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, como ocorreu em outras áreas.

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