Uniara
Fale Conosco Uniara Virtual Busca no site

Facebook x Whatsapp: aplicativos de mensagens instantâneas deixam a maior rede social do mundo em alerta

Publicado em: 10/05/2013

Atualmente, com o acesso à internet por grande parte da população mundial, inclusive por meio de celulares, o compartilhamento de informações e as mudanças na rede acontecem em uma velocidade muito grande. As mídias sociais, como o Orkut e MySpace, já foram gigantes, até o surgimento do Facebook. Segundo o jornal Folha de São Paulo, hoje, essa ferramenta, que ultrapassou a marca de um bilhão de usuários, perde espaço para aplicativos mais leves de mensagens instantâneas, como o Whatsapp e o Viber.

De acordo com o docente, e gestor de Mídias Sociais do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Samuel Gatti Robles, o Facebook tem buscado alternativas para continuar na frente. “Recentemente ele mudou a forma de armazenamento de mensagens e criou a opção de envio de voz, mas isso é pouco, pois os concorrentes que têm foco em comunicação instantânea estão avançando”, comenta.

Ele afirma que sempre há o risco de ficar para trás quando o assunto é tecnologia e falta de inovação. “Por exemplo, a Apple é uma empresa de tecnologia que sempre esteve à frente, mas ultimamente tem sido acusada de ousar pouco, de deixar de ser inovadora, e quem não inova fica para trás”.

Para Robles, “muitos têm utilizado os aplicativos mais leves, pois eles possibilitam ter foco, ou seja, são ferramentas de comunicação instantânea que possuem recursos como envio de arquivos, fotos, texto, chamada de voz e vídeo”. "Nesta semana, o aplicativo Viber lançou a possibilidade de realizar chamadas de um computador para um smartphone. “Esses motivos justificam o uso dessas plataformas que são focadas em comunicação, mas que perdem por não estarem inseridas no contexto mais amplo que o Facebook oferece”, conta.

“O Facebook pode e sempre vai atuar no sentido de reverter isso. Há pouco tempo, a rede social atualizou seus aplicativos para smartphone com novas funções e a renovação de seus emoticons. Se o assunto é o comunicador instantâneo, ele ainda perde para os concorrentes, mas tem avançado e cada recurso adicional é mais uma forma de manter os usuários ativos no Facebook, um ambiente cada vez mais frequentado pelos brasileiros, considerando que eles ficam oito horas por mês logados na rede social”, completa.

O gestor afirma que não é possível dizer qual ferramenta é melhor, “pois cada uma tem suas vantagens”. “Uso apenas o Facebook porque todos os meus contatos estão lá. Mas há um grupo muito grande de pessoas que usam o Whatsapp”, finaliza.

 

Compartilhe nas redes sociais:

  • Compartilhar no Orkut


Pesquisar notícias (informe uma palavra ou expressão):

 

Últimas notícias:


[+] outras notícias.
Pós-Graduação a Distância
Pós-Graduação Uniara, Inscrições Abertas

UNIARA

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte.
Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Centro Universitário de Araraquara/Rua Carlos Gomes, 1338 Centro Araraquara-SP CEP 14801-340
(16) 3301 7100 (Geral) 0800 556588 (Vestibular)