202403290340

Notícias

Pesquisador do Laboratório de BioPolMat da Uniara apresenta trabalho em conferência internacional

Publicado em: 31/07/2018

O pesquisador do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB/MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane Barud, apresentará um trabalho no “8° International Conference on Optical, Optoeletronic and Photonic Materials an Applications – ICOOPMA”, do qual é um dos organizadores. O evento será realizado entre os dias 26 e 31 de agosto, em Maresias, São Paulo.

O estudo “Diodo orgânico emissor de luz flexível produzido sobre um filme biocompatível de cebola”, de autoria de Thales Faraco, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é orientado por Cristiano Legnani e coorientado por Barud. “Os diodos orgânicos emissores de luz - OLEDs possuem aplicações em vários campos da ciência, tais como nas áreas tecnológicas e biomédicas, representando um impacto científico significativo por demonstrarem relativa simplicidade de fabricação, alta eficiência luminosa, brilho e baixa tensão de operação. Nós desenvolvemos um dispositivo orgânico emissor de luz fabricado sobre um substrato flexível, transparente, biocompatível e biodegradável, produzido por meio da polpa da cebola Allium Cepa L. por um processo denominado Casting”, detalha Barud.

A expectativa do docente é que o dispositivo possa ser utilizado no futuro em terapias fotodinâmicas, “visando ao tratamento coadjuvante de câncer de pele em humanos”. Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, estima-se que mais de 160 mil pessoas adquirirão câncer de pele em 2018, no Brasil. Tendo em vista sua flexibilidade e biocompatibilidade, o dispositivo poderia ser facilmente aplicado sobre a pele como uma espécie de band-aid e sem qualquer tipo de reação indesejada”, destaca.

Barud menciona que a pesquisa conta com a colaboração e coautoria dos professores Clovis Ribeiro, do Instituto de Química da Unesp, Diógenes dos Santos Dias, da empresa Biosmart Nanotechnology, Marcos Cremona, da PUC do Rio de Janeiro, e Robson Rosa da Silva, do Instituto de Física de São Carlos – IFSC, da USP.

Informações sobre o BioPolMat da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/biopolmat ou pelo telefone 0800 55 65 88. Detalhes sobre o “8º ICOOPMA” estão disponíveis no endereço www.icoopma.org.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI