202404201054

Notícias

Egressa e docente de Engenharia Agronômica da Uniara são autores de artigo publicado em periódico internacional

Publicado em: 27/06/2018

A ex-estudante do curso de Engenharia Agronômica da Universidade de Araraquara - Uniara, Tamiris dos Santos Barbosa, é a autora do artigo “Susceptibility of Tetranychus ogmophallos (Acari: Tetranychidae) to Beauveria bassiana and Metarhizium anisopliae”, publicado recentemente no periódico científico “Florida Entomologist”. O conteúdo, que também conta com a participação do professor da graduação, Rogério Teixeira Duarte, como um dos coautores, pode ser acessado pelo link https://goo.gl/PBYjW4.

“O artigo aborda o uso de inimigos naturais – fungos - no controle de pragas agrícolas - ácaro fitófago. O objetivo da pesquisa foi analisar a eficiência de dois fungos entomopatogênicos - Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae -, visando ao controle de um importante ácaro, uma praga da cultura do amendoim no Brasil, o Tetranychus ogmophallos”, esclarece Duarte.

Ele explica que os fungos entomopatogênicos são microrganismos comumente utilizados na agricultura brasileira para o controle de pragas agrícolas, em especial, insetos e ácaros. “Porém, ainda não tínhamos relatos científicos acerca de sua eficiência de controle em relação ao T. ogmophallos. Os estudos foram baseados em bioensaios laboratoriais e em semi-campo, sendo observada a ação desses microrganismos na mortalidade dessa praga agrícola”, comenta.

Em relação aos resultados obtidos, o docente menciona que os estudos apontaram que ambos os entomopatógenos são potenciais agentes de controle biológico de T. ogmophallos, “podendo ser uma importante ferramenta no manejo populacional dessa praga na cultura do amendoim”.

Duarte lembra que o trabalho foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Laboratório de Entomologia Agrícola – LEA da Uniara, sob sua coordenação, o Laboratório de Acarologia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV da Unesp, sob coordenação do professor Daniel Junior de Andrade, e o Laboratório de Controle Microbiano de Artrópodes Pragas – LCMAP, também da FCAV da Unesp, sob coordenação do docente Ricardo Antonio Polanczyk, todos coautores do artigo.

“Agradeço ao Daniel pela parceria no projeto, abrindo as portas do Laboratório de Acarologia para que pudéssemos desenvolver todo o trabalho. É mais uma conquista dentro desse grupo de pesquisa do qual faço parte. Sempre é muito valoroso integrar e poder contribuir com a ciência nacional. Sinto-me honrado por orientar a discente Tamiris, e muito satisfeito por todo o seu esforço e sua dedicação em relação ao desenvolvimento do projeto, que na verdade começou por intermédio do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, referente à graduação em Engenharia Agronômica, e que, nesse momento, culmina com a publicação em uma importante revista internacional de elevado impacto científico”, finaliza Duarte.

Informações sobre o curso de Engenharia Agronômica da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI