202404242229

Notícias

Professora de Enfermagem da Uniara alerta sobre os maus tratos contra as pessoas da terceira idade

Publicado em: 14/06/2018

Esta sexta-feira, dia 15 de junho, é marcada como o “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”. A professora do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Maria Tucci Gammaro Baldavira Ferreira, aponta que a comunidade, “sem saber lidar com esse público e com sua necessidade, além de desconhecer o processo de envelhecimento e perceber sua vulnerabilidade, acaba cometendo inúmeros tipos de violência”.

“Infelizmente, a sociedade brasileira enxerga o idoso com preconceito, como sendo uma pessoa improdutiva, que está no fim da vida. As estatísticas mostram que, por ano, cerca de 10% dos idosos brasileiros morrem por homicídio, e a incidência comprovada no mundo inteiro é de que 5 a 10% dos idosos sofrem violência física visível ou invisível, e que pode ou não provocar a morte”, alerta a docente.

Ela menciona que, em 2002, a Organização das Nações Unidas - ONU, promoveu a “Assembleia Mundial sobre o Envelhecimento”, em Madri, “cuja premissa foi investir em uma sociedade para todas as idades”. “No Brasil, isso deveria se dar por meio de políticas públicas que levem à adoção de ações concretas de ajuste a ser medido pela melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, e de sustentabilidade dos diversos sistemas que busquem seu bem-estar, priorizando seus direitos em todos os níveis governamentais, dirigidos ao envelhecimento ativo e saudável”, comenta.

Ainda como estratégias, de acordo com Ana Maria, tem-se: “apoiar as famílias que abrigam pessoas idosas, criar espaços sociais seguros e amigáveis fora de casa, formar profissionais de saúde, assistência e cuidadores, e prevenir dependências”.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI