202403190700

Notícias

Projeto da Biologia da Uniara oferece atividades gratuitas a escolas do ensino médio

Publicado em: 14/06/2018

As escolas de ensino médio de Araraquara têm a oportunidade de oferecer aos seus alunos palestras e atividades práticas gratuitas, elaboradas por estudantes do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do projeto “Parceiros da Escola”. Conforme a demanda dos professores, que escolhem o tema, os graduandos desenvolvem trabalhos e os apresentam aos estudantes, tanto indo às instituições quanto recebendo os jovens na Uniara.

“O projeto, inicialmente chamado de ‘Biólogos do Futuro’, nasceu em 2015, dentro da disciplina ‘Educação Ambiental’, ministrada pela professora Mayla Willik Valenti Roese. Eu, o Eduardo Correia da Silva Júnior, e a Gabriela Vignoli Marin de Lima tivemos a ideia inicial, conversamos com a coordenadora da graduação, Teresa Kazuko Muraoka, e convidamos todos os alunos do curso interessados em participar, do primeiro ao quarto ano, de modo que isso se estendeu e se manteve”, conta o ex-aluno e técnico de laboratório, Eduardo Donato Alves.

Ele explica que o objetivo é “levar uma parte prática, com experimentos, animais conservados etc, para as escolas”. “No ensino público, por exemplo, há muita teoria e pouca prática, necessária para que conheçam mais sobre determinado assunto e ‘sintam o gosto’ da biologia. Em 2017, fomos a diversas escolas, e no segundo semestre teremos mais visitas”, relata.

Além de proporcionar o aprendizado aos jovens, a atividade agrega bastante valor ao currículo do graduando, de acordo com Alves. “Como o curso de Biologia oferece a licenciatura, é uma oportunidade de estarem na frente de uma sala de aula e de conversarem com alunos das escolas, que gostam do que acompanham, sendo que, muitas vezes, há conteúdos que nunca viram”, destaca.

Teresa reforça que os estudantes de licenciatura “precisam praticar, e a melhor forma é aprendendo a planejar uma boa aula e ministrando-a”. “Essa iniciativa partiu deles, que tinham interesse em ‘sair’ das salas de aula. Além das atividades desenvolvidas, eles também explicam para os alunos das escolas onde o biólogo pode atuar. Muitos pensam que apenas lecionam ou pesquisam, mas existe uma gama muito maior de opções”, ressalta.

O “Parceiros da Escola” serve de auxílio para os docentes que escolhem o assunto que será tratado, segundo a coordenadora. “Muitas vezes, esses professores querem trabalhar, dentro do devido conteúdo programático, mas como a escola não tem a infraestrutura necessária, não conseguem fazer isso de maneira eficiente, e nos procuram. Então, analisamos a viabilidade de irmos ao local ministrar as atividades ou de recebermos a visita deles”, finaliza.

As escolas interessadas no projeto podem entrar em contato com Teresa pelo telefone/Whatsapp (16) 98216-7875, pelo e-mail biologia@uniara.com.br ou pelo telefone (16) 3301-7116.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI