202403282314

Notícias

Curso sobre políticas públicas de abastecimento alimentar na América Latina, promovido na Uniara, resgata debate sobre o tema nos âmbitos municipal e regional

Publicado em: 12/06/2018

O curso “Políticas Públicas de Abastecimento Alimentar na América Latina: a Experiência dos Anos 70-90 e as Perspectivas Atuais”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – PPG-DTMA e pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Universidade de Araraquara – Uniara, pela Universidade de Brasília - UnB e pela Universidad de Buenos Aires, procurou resgatar a discussão sobre essas políticas, nos âmbitos municipal e regional, que haviam sido secundarizadas desde o final dos anos noventa, de acordo com o professor do Programa, Osvaldo Aly Junior. O evento foi realizado na última semana, na unidade I da Uniara.

“A pesquisa busca resgatar essa discussão interrompida. Cada palestrante colocou sua experiência sobre o tema, além do trabalho apresentado pelo professor Hélio Junqueira sobre os cem anos da feira livre em São Paulo”, relata o docente.

Ele conta que o objetivo foi chamar a atenção de diversos setores sobre comercialização de alimentos, e mostrar o que tem sido feito na pesquisa conjunta. “Os debates foram de grande riqueza. Tínhamos dois convidados da Bolívia que irão entrar nesse projeto, assim como o Instituto Federal de São Paulo, campus Boituva. Logo, uma pesquisa que, inicialmente, era formada por três instituições e dois países, agora terá cinco participantes de três nações diferentes”, destaca.

O coordenador da pesquisa e professor da UnB, Newton Gomes, reforça a ideia de Aly Junior e explica que o curso atendeu a duas necessidades: “promoveu o retorno do debate, na agenda política pública da questão do abastecimento alimentar, que havia desaparecido do cenário desde que o supermercado se consolidou como fonte de acesso à alimentação”. “Isso fez com que experimentássemos constantes perdas de identidade gastronômica e alimentar. A comida foi convertida como se fosse uma mercadoria comum, com geração de lucro, de modo que os temas abordados no evento ficavam renegados ao segundo plano”, diz.

A segunda necessidade suprida, segundo o professor, “foi mostrar que está havendo uma reação na busca de novas alternativas de abastecimento, especialmente levada pela mobilidade urbana e pela compressão de espaços”. “A pressão do cotidiano das pessoas tem feito com que repensem em como comer, e tem simplificado a ideia de alimentação. É como uma volta positiva para a comida ‘de verdade’”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI