202403281604

Notícias

Importância do desenho a mão é abordada na XXI Semana de Arquitetura e Urbanismo da Uniara

Publicado em: 24/05/2018

Nesta quarta-feira, dia 23 de maio, o arquiteto e ilustrador português Pedro Alves ministrou a palestra “O desenho a mão na arquitetura atual” durante a “XXI Semana de Arquitetura e Urbanismo” da Universidade de Araraquara – Uniara, realizada no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). A série de palestras do evento, aberta à comunidade, termina nesta sexta-feira, dia 25, mas outras atividades serão realizadas até o domingo, dia 27.

Em sua explanação, Alves conta que a ideia de sua palestra foi falar da importância, para um arquiteto, de saber desenhar a mão, além de explicar um pouco sobre seu papel na empresa onde atua. “Expliquei como se passa um desenho feito a mão, rápido, solto e intuitivo, para um design profissional, uma ilustração mais acabada. Além disso, apresentei alguns de meus desenhos realizados em diário gráfico, que é um caderno com folhas soltas que sempre está comigo, no qual registro os lugares onde visito e pessoas que me rodeiam”, explica o convidado, que também detalhou como transferir esses desenhos para o design profissional.

Como dica para a prática do desenho, o palestrante recomenda sempre portar um caderno e uma caneta. “É preciso desenhar e, acima de tudo, perder o medo de fazer isso e mostrar aos outros o seu trabalho. Só desenhando é que se consegue evoluir no design. Depois, é muito importante fazer muita pesquisa sobre o assunto, sendo que, atualmente, com as redes sociais ao dispor, é bem fácil ver o trabalho de outros e trocar experiências. E jamais pensar que, para desenhar, é preciso ter um dom. O que é preciso é acreditar e ter vontade”, diz.

Com o tema “Paisagem e Patrimônio Histórico”, o evento é dividido entre as palestras e atividades de desenho, em conjunto com o projeto “Arte ao Centro”, organizado pelo artista plástico Lauro Monteiro e pelo professor da graduação de Arquitetura e Urbanismo da Uniara, Joel Venceslau de Oliveira Junior, e com o “II Encontro Internacional de Desenho de Rua de Araraquara.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sálua Kairuz Manoel Poleto, ressalta que a Semana “foi pensada com bastante antecedência e dedicação”. “Nosso tema é bastante propício para as atividades, visto que abordamos a paisagem e o patrimônio histórico, que são áreas de atuação bastante crescentes no Brasil, nos últimos anos”, comenta.

Nesta quinta-feira, dia 24, a palestra “Olhares invisíveis: arquitetura e poder na Fazenda São Roberto” será ministrada por Joana d’Arc de Oliveira. Na sexta, dia 25, será realizada uma apresentação de pesquisas de iniciação científica com docentes da graduação, além de Trabalhos Finais de Graduação - TFGs de duas ex-alunas do curso.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Programação

 

24/05, quinta-feira
– Palestra: “Olhares invisíveis: arquitetura e poder na Fazenda São Roberto”, com Joana d’Arc de Oliveira

25/05, sexta-feira
- Apresentação de pesquisas de iniciação científica com docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara
- Apresentação de trabalho final de graduação em 2017, com Ariella Ribeiro. Tema: “Parque Urbano”
- Apresentação de trabalho final de graduação em 2017, com Vanessa Scanavacca. Tema: “Habitação de interesse social”

26/05, sábado
- 7h às 12h - Fazenda Conde do Pinhal, sob orientação de André Duarte Baptista. Tema: “Registro gráfico do patrimônio”

27/05, domingo
- 7h às 12h - Fazenda Salto Grande, sob orientação de Pedro Alves. Tema: “Registro gráfico do patrimônio”

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI