202404200724

Notícias

XXI Semana de Arquitetura da Uniara começa com série de palestras

Publicado em: 22/05/2018

Teve início, nesta segunda-feira, dia 21 de maio, a série de palestras da “XXI Semana de Arquitetura e Urbanismo” da Universidade de Araraquara – Uniara. Com o tema “Paisagem e Patrimônio Histórico”, as atividades, oferecidas a quaisquer interessados, serão realizadas até a sexta-feira, dia 25, sempre das 19h às 22h, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro). As inscrições podem ser efetuadas antes de cada palestra, sendo que a primeira, intitulada “Encosta – Regeneração Urbana e Social da Encosta de S. Vicente”, foi ministrada pelo ilustrador e arquiteto do município de Torres Vedras, em Portugal, André Duarte Baptista.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Sálua Kairuz Manoel Poleto, lembra que o evento é dividido entre as palestras e atividades de desenho, em conjunto com o projeto “Arte ao Centro”, organizado pelo artista plástico Lauro Monteiro e pelo professor da graduação, Joel Venceslau de Oliveira Junior, e com o “II Encontro Internacional de Desenho de Rua de Araraquara”, nos dias 10, 20, 26 e 27 de maio.

“Tivemos um concurso de desenho voltado ao público de arquitetura, artistas plásticos e amantes do desenho em geral com locais escolhidos pelo interesse paisagístico, arquitetônico e de patrimônio histórico”, explicou Sálua.

Na abertura das palestras, a mesa foi composta pela docente, pela chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais – CHS, Eduarda Escila Ferreira Lopes, pela Secretária do Desenvolvimento Urbano do município, Luciana Márcia Gonçalves, e por Baptista.

Em sua fala, Eduarda agradeceu a presença de todos. “É muito importante ver um evento com essa programação. A contribuição dos profissionais que passarão por aqui ainda, e das atividades, para a formação dos alunos, é realmente muito singular e significativa. Reconhecemos esse trabalho da parceria, e colocamos a universidade sempre aberta a todos”, declarou.

Sálua destacou que a Semana foi pensada com bastante antecedência e dedicação. “Nosso tema é bastante propício para as atividades, visto que vamos falar de paisagem e patrimônio histórico, que são áreas de atuação bastante crescentes no Brasil, nos últimos anos. Conhecer essas experiências no exterior e entender algumas dinâmicas, em especial a expressão gráfica na arquitetura, será muito enriquecedor. Espero que isso gere bastantes frutos no curso, na forma de Trabalhos Finais de Graduação – TFGs”, comentou.

Representando o prefeito Edinho Silva, Luciana ressaltou as temáticas tratadas, “importantíssimas para a cidade e para a região”. “É uma grande comemoração para discutir temas que são tão pertinentes. Agradeço a oportunidade de escutarmos outra visão sobre patrimônio histórico. Além disso, temos exemplos muito interessantes de nossa arquitetura, e é um esforço, seja na política urbana ou na questão do patrimônio, conjugar o crescimento e o desenvolvimento urbano, novas oportunidades que, principalmente, o mercado imobiliário quer aproveitar e, ao mesmo tempo resguardar nossa história e cultura. É sempre importante os temas estarem juntos com a gestão pública. Vamos ouvir experiências para inovarmos, ao mesmo tempo em que preservamos”, disse.

Por sua vez, Baptista, em sua palestra, apresentou projetos de regeneração urbana da zona histórica de Torres Vedras, em dois locais. “Um já está com obras concluídas e o outro, em desenvolvimento. Vim também enquanto desenhista de rua, já que fazemos um tradicional encontro internacional”, explicou.

Para o convidado, estar no Brasil e participar dos eventos no país é marcante. “Está sendo uma experiência bastante enriquecedora, estou gostando muito dos contatos com a prefeitura, com universidades e artistas”, comentou.

Sálua lembra que, na Semana, ainda serão abordados assuntos como a importância do desenho na concepção de projeto, o patrimônio na região e a arquitetura moderna em Araraquara, “visto que há bastantes obras desse período áureo brasileiro, que tem Oscar Niemeyer e Lúcio Costa como expoentes”. “É interessante porque os participantes irão conhecer essa produção, dos anos quarenta, cinquenta e sessenta, mas que não são muito estudadas, por serem mais recentes”, apontou.

Nesta quarta-feira, dia 23, a coordenadora conta que a palestra será sobre a importância da expressão gráfica na arquitetura, como ferramenta de projeto. “Na quinta, será sobre patrimônios de fazendas cafeeiras, na fazenda São Roberto, em São Carlos, onde falaremos sobre relações sociais e a configuração espacial”, completa.

Já na sexta-feira, dia 25, a docente revela que irão participar do evento alunas que fizeram seus TFGs em 2016 e em 2017, “e que tiveram seus projetos indicados ao Ópera Prima, que é um concurso nacional de trabalhos finais de arquitetura”. “São muito importantes, em termos de conteúdos desenvolvidos por estudantes, que apresentamos para a cidade, voltada ao público em geral”, finaliza.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Programação

 

22/05, terça-feira

- Palestra: “Arquitetura moderna em Araraquara – inventário”, com Eduardo Lauand Sobrinho e Francisco José Santoro

 

23/05, quarta-feira

– Palestra: “O desenho à mão na arquitetura atual”, com Pedro Alves

 

24/05, quinta-feira

– Palestra: “Olhares invisíveis: arquitetura e poder na Fazenda São Roberto”, com Joana d’Arc de Oliveira

 

25/05, sexta-feira

- Apresentação de pesquisas de iniciação científica com docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara

- Apresentação de trabalho final de graduação em 2017, com Ariella Ribeiro. Tema: “Parque Urbano”

- Apresentação de trabalho final de graduação em 2017, com Vanessa Scanavacca. Tema: “Habitação de interesse social”

 

26/05, sábado

- 7h às 12h - Fazenda Conde do Pinhal, sob orientação de André Duarte Baptista. Tema: “Registro gráfico do patrimônio”

 

27/05, domingo

- 7h às 12h - Fazenda Salto Grande, sob orientação de Pedro Alves. Tema: “Registro gráfico do patrimônio”

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI