202404190635

Notícias

Ex-aluno de pós-graduação a distância em Direito Médico da Uniara lança livro a partir de sua monografia

Publicado em: 17/05/2018

O ex-aluno de pós-graduação a distância em Direito Médico da Universidade de Araraquara - Uniara, Valdinar Monteiro de Souza, está lançando o livro “Direito de recusa do paciente à transfusão de sangue e a outros procedimentos médicos”, com conteúdo abordado a partir da monografia desenvolvida no curso, orientada pelo professor e atual coordenador, Marcelo Doval Cesarino Affonso.

“O livro defende o direito de recusa do paciente, por motivos religiosos ou não, a procedimentos médicos como, por exemplo, a transfusão de sangue e a obstinação terapêutica – distanásia -, à luz da Bioética, do princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e dos direitos da personalidade”, explica o autor.

Ele menciona que a obra trata dos processos de terminalidade humana - distanásia, eutanásia, mistanásia e ortotanásia -, “à luz do Direito Constitucional, do Biodireito e da Bioética”. “Em suma, discorre sobre a relação médico-paciente e defende o paradigma bioético da autonomia do paciente, pelo qual o médico e ele são sujeitos de direitos e obrigações, bem como defende a inteira superação do paradigma hipocrático ou paternalista, pelo qual o paciente era mero objeto de estudo e atuação do médico”, esclarece.

Transformar sua monografia em um livro “significa uma realização pessoal, mas também uma contribuição para a ciência, com efeitos práticos na vida de médicos e pacientes”. “O Direito é uma ciência humana. Sou escritor, além de advogado. Tudo que escrevo é pensando em publicar como livro”, conta Souza.

Para o orientador, Affonso, “é interessante destacar justamente que o ex-aluno consegue construir o conhecimento de uma forma inteligente e fazer com que o estudo não fique no mero cumprimento de uma etapa, mas que faça isso evoluir”. “Ele entrou como estudante e saiu como um doutrinador, e está aproveitando o conteúdo adquirido no curso para um crescimento profissional importante e para uma contribuição muito valiosa no mundo acadêmico”, ressalta.

Em janeiro de 2017, o membro da coordenadoria dos cursos de extensão do curso de Direito da Uniara, Fernando Rugno, aplicou a prova final da pós-graduação para Souza, em Brasília. “Tive o prazer de conhecê-lo na etapa presencial. Sua monografia acabou tornando-se um livro, o que é fruto de seu esforço. Recomendo a obra a todos que tenham interesse no tema, e parabenizo-o pelo brilhante livro que escreveu”, finaliza.

“Direito de recusa do paciente à transfusão de sangue e a outros procedimentos médicos” está em pré-venda pelo link https://goo.gl/mTvW1F. Após o período, poderá ser adquirido com o autor pelo e-mail dr.valdinar@bol.com.br.

Informações sobre os cursos de pós-graduação a distância da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI