202404241025

Notícias

Uniara lança curso a distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Publicado em: 11/05/2018

A Universidade de Araraquara – Uniara está lançando o curso a distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, uma das opções oferecidas no processo seletivo da instituição, que será realizado no dia 9 de junho. O coordenador da graduação, José Eduardo Ribeiro, dá mais detalhes sobre o curso e a carreira.

“O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de compreender o processo de projetos, análise e desenvolvimento de sistemas para, dessa forma, realizarem atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas computacionais, executando sua ação em empresas privadas e públicas, além de outros locais, para a busca de soluções no ramo de Tecnologia da Informação – TI”, explica Ribeiro.

Ele comenta que, por ser na modalidade a distância, a oportunidade pode ser aproveitada por “um público que, muitas vezes, enfrenta impedimentos geográficos e horas disponíveis para realizar uma graduação presencial”. “Os cursos nessa modalidade vêm auxiliar na democratização do saber, e contribuir com os desenvolvimentos social, cultural e tecnológico, oferecendo possibilidades de qualificação profissional. Essa flexibilidade possibilita à Educação a Distância - EaD tratar, de maneira individualizada, os alunos com ritmos diferentes, pois permite a cada um desenvolver atividades em seu próprio tempo, o que exige do estudante uma aprendizagem autônoma baseada nos princípios do aprender, construindo caminhos para um saber responsável”, destaca.

Os profissionais formados, de acordo com o docente, podem atuar na área de análise e desenvolvimento de sistemas, “com a possibilidade de exercerem atividades nos campos de análise de sistemas, engenharia de software, gerência de projetos e bancos de dados”.

“O egresso adquire uma gama de competências e habilidades, entre elas analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas de informação. Além disso, as características de formação profissional são referentes à usabilidade e ao domínio em ferramentas computacionais, metodologia e gestão de projetos para o desenvolvimento de sistemas”, detalha Ribeiro.

O coordenador lembra que algumas das aptidões aperfeiçoadas são: raciocínio lógico, uso de linguagens de programação e de metodologias no desenvolvimento de projetos e produtos, gestão da qualidade e princípios de usabilidade. “Características como robustez, integridade e segurança de sistemas são alguns princípios fundamentais para o perfil desse profissional”, aponta.

O maior desafio na carreira, segundo ele, é “manter atualizados as tecnologias e o ambiente disruptivo que produtos e serviços produzidos ou disponibilizados pela indústria têm a oferecer”. “Dinamismo e os chamados ‘soft skills’ são itens importantes procurados em profissionais de TI”, ressalta.

Um nicho mencionado por Ribeiro, para quem se forma em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é a atuação na área de serviços como consultorias especializadas ou em empresas, de forma geral, que oferecem produtos digitais ou demandam profissionais qualificados na área de computação.

“O mercado está propício com o aumento de demandas de profissionais qualificados no Brasil e no interior. A microrregião de Araraquara é um polo de tecnologia, e existem muitas vagas abertas que não são preenchidas por falta de qualificação. Além disso, são muito requisitados fora do Brasil, em países como Irlanda, Espanha, Portugal e Canadá, que abrem as portas para aqueles que contemplam os requisitos necessários”, finaliza.

Mais informações sobre o curso a distância de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Uniara podem ser obtidas no link https://goo.gl/n48bL2. Detalhes sobre o processo seletivo da instituição estão disponíveis no site www.uniara.com.br/vestibular.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI