202404191221

Notícias

Inscrições para o 1º Encontro Brasileiro de Biocelulose, promovido pela Uniara e pela Embrapa, terminam nesta terça, dia 1º

Publicado em: 30/04/2018

As inscrições para o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose”, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, por meio do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat, e pelas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa de Fortaleza e de São Carlos, terminam nesta terça-feira, dia 1º de maio. O evento, gratuito e oferecido a quaisquer interessados, será realizado nos dias 4 e 5 de junho, no auditório José Araújo Quirino dos Santos (avenida Dom Pedro II, 660, no Centro).

As inscrições e a submissão de resumos de trabalhos, que deverão ser em inglês - serão aceitos no máximo dois por autor correspondente – também devem ser realizadas até o dia 1º de maio pelo e-mail enbiocel2018@gmail.com. As atividades do primeiro dia serão realizadas das 8h15 às 18h. Já as do segundo estão programadas para o período das 9h às 13h.

“A ideia nasceu como iniciativa do nosso grupo, o BioPolMat, e do grupo de pesquisa da Embrapa de Fortaleza, que já trabalham há anos com celulose bacteriana, ou biocelulose. Como o Brasil é um dos maiores produtores desse material em nível mundial - há muitas pesquisas sobre o assunto -, entendemos que é muito importante fazer um encontro”, conta o docente do Laboratório de BioPolMat e um dos organizadores do evento, Hernane da Silva Barud.

Ele explica que a biocelulose é um tipo especial de celulose, “com propriedades diferentes das daquelas que conhecemos tradicionalmente, a do papel”. “Ela é produzida por bactérias, em um processo contínuo, e isso não implica na derrubada de árvores”, destaca.

Entre as atividades do evento, o professor menciona que serão realizados seminários sobre a aplicação da celulose bacteriana na área de alimentos, “ou na opto-eletrônica, por exemplo, em que ela pode ser usada na substituição de telas rígidas por um substrato fexível”.

Mais informações sobre o “1º Encontro Brasileiro de Biocelulose” podem ser obtidas pelo e-mail enbiocel2018@gmail.com ou pelo endereço www.facebook.com/Enbiocel.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI